Palacete dos Leões mostra
obras de Valdir Francisco

Exposição é composta por oito conjuntos de fotografias e vinte gravuras
Publicação
15/09/2011 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Palacete dos Leões – Espaço Cultural BRDE – abriu, nesta quarta-feira (14), a exposição “Adornos e Cobogós”, que leva a assinatura de Valdir Francisco e é composta por oito conjuntos de fotografias e vinte gravuras.
O artista vem atuando na área de artes visuais há quase 20 anos e tem observado a arquitetura de Curitiba há algum tempo, o que lhe inspirou a realizar séries de trabalhos em gravuras e cerâmicas.
Ao contrário da grande maioria dos artistas que expuseram suas obras no Palacete dos Leões, Valdir não tem formação acadêmica em artes, mas sim em ciências econômicas. “O conhecimento artístico foi autodidático e por meio dos vários cursos que frequentei”, diz.
Com essa mostra o artista busca despertar nas pessoas um olhar mais atento para a cidade e suas peculiariedades, que a tornam única no mundo. “Tudo aquilo que nos envolve pode se transformar em outras coisas, pois os seres humanos têm uma capacidade incrível de transformar”, diz Valdir.
PALACETE - Considerado pelos artistas como um espaço nobre, o casarão da Avenida João Gualberto por si só é uma obra de arte. Construído em 1902, é tombado pelo Patrimônio Histórico e é testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense.
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE, instalado no palacete, já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, também proporciona apresentações de grupos musicais, concertos e lançamentos de livros.

GALERIA DE IMAGENS