PR-317 será duplicada
entre Maringá e Iguaraçu

Obra foi anunciada pela governadora Cida Borghetti. Pelo trecho circulam em média 10.500 veículos por dia. Para acelerar os processos da obra, a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) contratou o anteprojeto e doará ao governo.
06/07/2018 - 16:50

A PR 317 será duplicada no trecho de 21 quilômetros entre Maringá e Iguaraçu, no Noroeste do Estado. A obra foi anunciada pela governadora Cida Borghetti nesta sexta-feira (6) durante encontro com prefeitos e comunidade da região. O investimento é previsto em R$160 milhões.

Para acelerar os processos da obra, um grupo de empresários da região doou R$300 mil para a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) contratar a empresa para fazer o anteprojeto, que deve ser entregue neste mês.

Pelo trecho circulam em média 10.500 veículos por dia. A governadora lembrou que a rodovia é uma grande ligação no Noroeste e que a obra vai beneficiar toda a região. “A duplicação trará segurança e conforto aos usuários da rodovia, mais agilidade nos deslocamentos, além de melhorar as condições para movimentação de produção”, afirmou Cida. Ela falou sobre a iniciativa da  Associação Comercial e Industrial de Maringá.   “A entidade é uma parceira importante do governo, apoiadora e  incentivadora do progresso”, afirmou.

DESENVOLVIMENTO - “A duplicação vai facilitar a circulação de pessoas e produtos da nossa região e é um anseio da comunidade de muitos anos”, destacou o presidente da Acim, Michel André Felipe Soares.Ele afirmou que diversos municípios da região usam a rodovia para se dirigir a Maringá comprar produtos e estudar. Segundo ele, a Acim tem 5000 associados, que se beneficiarão diretamente com a duplicação. “A facilidade de circulação gera mais negócios e propicia o fomento de comércio e serviços", disse Soares.

A rodovia também vai contar com 7,8 km de vias marginais, 7 interseções em desnível, e uma passarela. Com a duplicação, a rodovia receberá o nome em homenagem ao então deputado estadual Silvio Magalhães Barros.

OBRA – A obra será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado. Por este sistema de licitação, a empresa será contratada para elaboração do projeto executivo e execução da obra. O edital está previsto para ser lançado no último trimestre de 2018. O RDC só será lançado no final do ano pois esta modalidade exige um anteprojeto, que está sendo encaminhado pela ACIM. O convênio formalizando a doação do anteprojeto foi assinado na última segunda-feira (2/7) pelo diretor-geral do DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, e pelo presidente da ACIM, Michel André Felippe Soares.

EMERGENCIAL - Atualmente estão em andamento serviços de recuperação emergencial na PR-317 no trecho entre Maringá e Iguaraçu. Os trabalhos começaram no último mês de março, com duração de 12 meses.

PRESENÇAS - Também participaram da solenidade os deputados federais Alex Canziani e Ricardo Barros, o deputado estadual Evandro Júnior, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros e prefeitos da região.