PM reforça policiamento para o pré-carnaval em Curitiba

O triplo de policiais garantirá a segurança dos foliões que forem ao Largo da Ordem no domingo (12)
Publicação
10/02/2012 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento no pré-carnaval curitibano neste domingo (12), no Largo da Ordem. Serão 50 policiais fardados e 10 à paisana que garantirão a segurança dos foliões a partir das 14h, além de viaturas que estarão nas ruas próximas. Porém, a folia tem horário previsto para começar às 16h30.
O 1.º Comando Regional da PM se reuniu na tarde de quinta-feira (09) com representantes do grupo carnavalesco “Garibaldis e Sacis”, no Quartel do Comando Geral, para definir o esquema de segurança. O efetivo policial foi triplicado em relação à semana anterior. Também participaram da reunião a Guarda Municipal, a Secretaria de Trânsito (Setran) e a Polícia Civil, além de outros órgãos envolvidos e o 12.º Batalhão da PM – responsável pela região central –, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Companhia de Eventos.
“Os policiais estão orientados a não ficar no meio dos foliões, mas nas proximidades perto das residências, deixando que a festa transcorra tranquilamente”, conta o coronel Ademar Cunha Sobrinho, comandante do 1.º CRPM. “Pedimos também aos integrantes do bloco que conversem com os foliões para evitar garrafas de vidro no local”.
REVISTA – A fiscalização será bastante rígida quanto a vendedores ambulantes de bebidas. “Qualquer vendedor não autorizado será convidado a se retirar do local, assim como qualquer outro cidadão que esteja portando garrafas. Caso não seja cumprida a ordem, essas pessoas podem ser encaminhadas para a delegacia ou ter seu material apreendido”, disse.
O coronel explicou que a confusão ocorrida no domingo passado passa por investigação. “Os responsáveis serão responsabilizados, independente de quem sejam. Toda a confusão anterior começou com garrafas e pedras, por isso faremos as revistas”, completou.
Para Marcio Marins, integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (Coped) a região do Largo da Ordem é um local complicado. “Porém, nós temos que garantir o direito de qualquer folião de brincar o seu carnaval com segurança”.
Bina Zanette, vice-presidente do bloco “Garibaldis e Sacis” avaliou a reunião como uma iniciativa muito positiva. “A gente conseguiu chegar a um entendimento para que todos brinquem com segurança neste último fim de semana do bloco. O acordo agrada todos os lados, inclusive do folião”.

GALERIA DE IMAGENS