PM intensifica
policiamento nas
praias para o réveillon

Esquema especial de segurança é para garantir a tranquilidade de quem passa a virada do ano no Litoral. As ações incluem diferentes modalidades de policiamento e bloqueios parciais e totais de ruas
Publicação
30/12/2015 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná montou um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores do Litoral no réveillon, nas praias paranaenses. As ações incluem diferentes modalidades de policiamento e bloqueios parciais e totais de ruas. No último dia do ano serão intensificados a fiscalização de estacionamento em local proibido e o policiamento a pé e com motocicletas. A PM estima que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas passem a virada de ano nas praias do Estado.
“Nesta virada, o diferencial será o policiamento a pé e com motocicletas devido à dinâmica e à grande concentração de pessoas. Se houver ocorrências é mais fácil e rápido circular de moto ou a pé, destaca o comandante da PM do Verão Paraná 2015/2016 no Litoral, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva. Em todas as regiões onde haverá concentração de pessoas devido aos shows pirotécnicos haverá reforço no policiamento, alguns com início às 6h do dia 31.
Além do patrulhamento regular haverá policiamento com motocicletas, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéras (BPMOA) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do Serviço Reservado.
“Estamos preparados para atender os turistas e para proteger a comunidade local com uma tropa especializada e treinada para as mais diversas atividades operacionais como fiscalização de trânsito, abordagens, prevenção, policiamento comunitário, orientações, patrulhamentos aéreos, salvamentos e buscas, garante o tenente-coronel Nivaldo Marcelos, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar.
As pessoas que chegam ao Litoral encontram nas estradas estaduais policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) que fazem fiscalizações com radares fotográficos e bafômetros, além de orientarem os motoristas em relação às questões de segurança do veículo e das pessoas que o utilizam.
A PM também está de olho nos oportunistas que tentam roubar objetos deixados nos carros, os veículos ou furtar residências. Na areia, além do sol e do mar, os pais encontram guarda-vidas que estão alertas – são 88 postos. Há ainda a distribuição de pulseirinhas para as crianças, nas quais são colocados o nome dos pequenos e o telefone de um responsável.
Para apoiar as equipes, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) - antigo Grupamento Aero-Policial Resgate (Graer) - atua com um helicóptero utilizado para ações desde a fiscalização e o patrulhamento aéreo até o resgate de vítimas de trânsito e afogamento. Neste ano, a ênfase é para o policiamento aéreo preventivo.
Confira os pontos de bloqueio e policiamento reforçado:
GUARATUBA
- A partir das 6h do dia 31 a Avenida Atlântica será bloqueada na altura da Praia Central, onde será instalado o trio elétrico, com desvio do pela 29 de Abril. No restante da orla os veículos poderão circular até às 20h, quando haverá bloqueio total da Avenida Atlântica para veículos.
- A partir das 20h do último dia de 2015, haverá bloqueio total da Avenida Atlântica para veículos, compreendendo também as seguintes esquinas:
Avenida Curitiba, esquina com a Rua Ponta Grossa;
Avenida Curitiba, esquina com Avenida João Cândido;
Avenida 29 de Abril, esquina com Rua Padre Bento;
- O transito será desviado no final da Avenida Atlântica pela Rua Generoso Marques e será fechada meia-pista na Avenida 29 de Abril, entre as ruas Xavier da Silva e Generoso Marquês, sentido praia.
- Os bloqueios em Guaratuba serão mantidos até o término dos trabalhos do trio elétrico.
- Na orla, regularmente, não é permitido o estacionamento, independente do período.
- Ainda em Guaratuba, haverá dois Caminhões de Comando e Controle para monitoramento – um no Morro do Cristo e outro na Praia Central).
MATINHOS
Em Matinhos, neste ano, há uma peculiaridade. Devido às obras de revitalização da orla, alguns trechos ficam abertos. No entanto, não está autorizado estacionamento nestes espaços e nem na Avenida Atlântica. Placas de proibido estacionar foram instaladas e a Polícia Militar fará a fiscalização nestes locais.
No dia 31, a partir das 15h, haverá bloqueio na Avenida Atlântica, desde a Rua Alvorada, em Caiobá, até a Avenida Paraná, em Matinhos, para circulação de veículos. O esquema segue até as 2h da madrugada do dia primeiro.
PONTAL DO PARANÁ
Em Pontal do Paraná não haverá bloqueio de vias e nem de estacionamentos. Os policiais vão monitorar as regiões e, se houver necessidade, organizar o trânsito.
Em Pontal do Paraná haverá shows pirotécnicos nos seguintes locais:
- Praia de Leste (prolongamento da Rua Baroneza do Cerro Azul);
- Balneário Santa Terezinha (prolongamento da Avenida Paraná);
- Balneário Ipanema (prolongamento da Avenida São Luiz);
- Balneário Shangri-lá (prolongamento da Avenida Edo Puhl)
- Balneário Pontal do Sul (prolongamento da Avenida Beira Mar);
Nestes locais, o policiamento será reforçado das 20h de 31/12 até as 2h de 01/01.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.brwww.facebook.com/governopr