O Departamento Penitenciário do Paraná inaugura nesta quarta-feira (10) a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PCE-UP). A nova unidade será no mesmo local em que funcionava o Centro de Reintegração Feminino, anexo à Cadeia Pública Laudemir Neves. A novidade é a separação e transformação do espaço que se tornará exclusivo para mulheres. A intenção é que as presas possam trabalhar e estudar em tempo integral.
Resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça, a unidade de progressão faz parte das ações do projeto "Cidadania nos Presídios" do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é preparar as detentas para voltarem ao convívio social após o cumprimento total da pena. Para isso, serão instalados novos canteiros de trabalho próprios do Estado e também em parceria com a iniciativa privada. Além da ampliação da oferta de ensino básico, profissionalizante e da remição de pena pela leitura.
Essa será a segunda unidade de progressão instalada no Paraná. A primeira é a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), na Região Metropolitana de Curitiba, destinada ao atendimento de presos homens. O espaço é considerado modelo em tratamento penal em todo país e já recebeu a visita da Organização dos Estados Americanos (OEA), e da presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármem Lúcia.
Serviço: Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu.
Data: 10 (quarta-feira).
Horário: 9 horas.
Local: Penitenciária Feminina do Foz do Iguaçu -
Rua Netuno, 182 – Bairro Três Fronteiras, Foz do Iguaçu – PR.