A Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado realizou neste ano mais de 6 mil atendimentos. É o total das reclamações, solicitações, sugestões e elogios dirigidos ao serviço público e que receberam atenção dentro da política de transparência do governo estadual. Em 2012, a corregedoria também realizou 18 inspeções em órgãos governamentais, garantindo mais eficiência nos procedimentos de sindicância e processos administrativos.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) e se referem aos atendimentos realizados de janeiro a outubro deste ano. “Através do projeto Valorizando a cidadania, a Ouvidoria Geral vem ampliando atividades para manter um canal permanente de comunicação entre o cidadão e a administração pública”, afirma o secretário Reinaldo de Almeida César.
Desde 2011, o órgão realizou cerca de 11.800 atendimentos. Todos os pedidos, queixas e sugestões foram analisados e devidamente encaminhados para a adoção de providências. A população também tem optado por usar os “ouvidores setoriais”, funcionários capacitados para o atendimento e que integram uma rede envolvendo todos os órgãos e autarquias do governo do Paraná.
Para garantir mais eficiência na atenção ao público, o governo mantém ainda o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidora. “O sistema é modelo para o país”, destaca o secretário Almeida César.
METAS – A Corregedoria também está cumprindo 100% das metas do Contrato de Gestão, determinado pelo governador Beto Richa no início do ano. As inspeções realizadas em órgão governamentais têm sido uma constante. Desde maio do ano passado, atendendo a um decreto estadual, as Secretarias voltaram a fazer os processos de sindicância e administrativo disciplinar. A corregedoria, por sua vez, passou a fiscalizar os procedimentos.
“A regularidade dos processos administrativos, principalmente quanto ao cumprimento da legislação aplicável à espécie, é função primordial do Estado e o Paraná tem cumprido este papel através da realização de cursos voltados à preparação do servidor e das inspeções nos órgãos”, enfatiza Almeida Cesar.
Os cursos são realizados em parceria com a Escola de Governo. Em um deles, o de Processo Administrativo Disciplinar, cerca de 70 servidores foram treinados em Curitiba e outros 30 em Guarapuava.
Outro avanço foi a criação do Núcleo Jurídico da Administração. A medida faz com que a procuradoria tenha contato direto com os procedimentos de fiscalização, inspeção e correição.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) e se referem aos atendimentos realizados de janeiro a outubro deste ano. “Através do projeto Valorizando a cidadania, a Ouvidoria Geral vem ampliando atividades para manter um canal permanente de comunicação entre o cidadão e a administração pública”, afirma o secretário Reinaldo de Almeida César.
Desde 2011, o órgão realizou cerca de 11.800 atendimentos. Todos os pedidos, queixas e sugestões foram analisados e devidamente encaminhados para a adoção de providências. A população também tem optado por usar os “ouvidores setoriais”, funcionários capacitados para o atendimento e que integram uma rede envolvendo todos os órgãos e autarquias do governo do Paraná.
Para garantir mais eficiência na atenção ao público, o governo mantém ainda o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidora. “O sistema é modelo para o país”, destaca o secretário Almeida César.
METAS – A Corregedoria também está cumprindo 100% das metas do Contrato de Gestão, determinado pelo governador Beto Richa no início do ano. As inspeções realizadas em órgão governamentais têm sido uma constante. Desde maio do ano passado, atendendo a um decreto estadual, as Secretarias voltaram a fazer os processos de sindicância e administrativo disciplinar. A corregedoria, por sua vez, passou a fiscalizar os procedimentos.
“A regularidade dos processos administrativos, principalmente quanto ao cumprimento da legislação aplicável à espécie, é função primordial do Estado e o Paraná tem cumprido este papel através da realização de cursos voltados à preparação do servidor e das inspeções nos órgãos”, enfatiza Almeida Cesar.
Os cursos são realizados em parceria com a Escola de Governo. Em um deles, o de Processo Administrativo Disciplinar, cerca de 70 servidores foram treinados em Curitiba e outros 30 em Guarapuava.
Outro avanço foi a criação do Núcleo Jurídico da Administração. A medida faz com que a procuradoria tenha contato direto com os procedimentos de fiscalização, inspeção e correição.