Outubro Rosa chega ao fim com
ações em todas as regiões do Estado

Campanha alerta mulheres sobre prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença
Publicação
31/10/2015 - 09:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A edição de 2015 da campanha Outubro Rosa chegou ao fim com ações e mobilização de todas as regionais de saúde do Estado. A iniciativa serve para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
Aproveitando o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde lançou a campanha Mulher de Atitude Cuida de Si, que incentiva hábitos saudáveis, aliando alimentação de qualidade e prática de exercícios físicos.
“Queremos que as mulheres reflitam sobre seus hábitos e incluam comportamentos saudáveis na rotina. Atitudes como essa contribuem para o aumento da qualidade de vida”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Para dar início aos eventos do mês, o Palácio Iguaçu recebeu a exposição fotográfica Ártemis – Deusa, Mulher, Guerreira, em parceria com o Instituto Peito Aberto. A mostra de André Alexandre e Paulo Ras reuniu imagens que retratavam a beleza de quem venceu o câncer de mama.
No mesmo dia, o Palácio Iguaçu foi iluminado de rosa. Outros monumentos de Curitiba, como o Jardim Botânico e a Assembleia Legislativa, também receberam iluminação especial.
O Clube Atlético Paranaense, além de iluminar o estádio, participou da campanha Escudos pela Vida, ao lado do Paraná Clube e do Operário. Os três times paranaenses entraram em campo com um escudo diferente, que homenageava as vítimas do câncer de mama. A iniciativa, realizada a convite da Secretaria de Estado da Saúde, alertava sobre a doença que mata mais de 14 mil mulheres anualmente no Brasil.
MAMOGRAFIA – O Outubro Rosa lembrou às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up por ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde.
Neste mês, o governador Beto Richa esteve no Hospital do Trabalhador para assinar a abertura do edital de licitação para a construção do Anexo da Mulher e formalizou a entrega de um mamógrafo, que começa a funcionar já em novembro.
Cerca de 150 profissionais que atuam em serviços de mamografia da macrorregião leste se reuniram para discutir a qualidade dos exames ofertados no Paraná. O encontro faz parte das ações do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia (PEVQSM), que tem a função de avaliar todos os mamógrafos em operação no Estado.
MULHER DE ATITUDE – Mais de 400 mulheres, entre profissionais de saúde, primeiras-damas e lideranças femininas das regiões Oeste e Noroeste do Estado, se reuniram nos Encontros Mulher de Atitude, em Cascavel e Maringá. O evento aproveitou as mobilizações do Outubro Rosa e abordou a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a promoção de estilo de vida saudável.

“O Outubro Rosa já é conhecido no mundo inteiro como o mês de alerta sobre o câncer de mama. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre saúde integral das mulheres e mostrar que esse cuidado deve ser permanente”, explica o chefe do Departamento de Condições Crônicas da Secretaria Estadual da Saúde, Juliano Gevaerd.
SUDOESTE – Todos os municípios da Regional de Saúde de Francisco Beltrão participaram do Outubro Rosa com diversas ações. Em Pinhal de São Bento, foram ofertadas atividades físicas ao ar livre, no calçadão da cidade.
Boa Esperança do Iguaçu organizou uma palestra sobre saúde da mulher. “Foi impressionante ver mais de 300 mulheres de um município que tem menos de 3 mil habitantes reunidas na luta contra o câncer de mama e útero”, comenta a diretora da 8ª Regional de Saúde (RS), Cintia Ramos.
Para finalizar o Outubro Rosa, neste sábado (31) os habitantes de Salgado Filho poderão participar de uma palestra sobre câncer no Bosque do município a partir das 9h. Também neste sábado, encerrando o mês, as beltrãoenses estão convidadas a se reunir no calçadão, às 9h, para uma caminhada até o quartel do município.
CAMPOS GERAIS – A Regional de Saúde de Telêmaco Borba organizou ações em todos os municípios para incentivar a procura por exames de mamografia e o preventivo feminino nas Unidades de Saúde. A cidade também contou com a presença de cerca de 200 mulheres em palestras com profissionais de saúde sobre o câncer de mama.
Em Ponta Grossa, as Unidades de Saúde abriram aos sábados para facilitar a realização de exames preventivos e mamografias. Além disso, também foi disponibilizada uma Unidade de Saúde Móvel, no terminal central, para exames e testes rápidos.
A 3ª Regional de Saúde ampliou o número de mamografias que serão realizadas pelo SUS no último trimestre do ano. “Faremos uma busca ativa na população feminina de 50 a 69 anos. Queremos reduzir cada vez mais a mortalidade por câncer de mama em Ponta Grossa e região”, afirma a diretora da Regional, Scheila Mainardes.
OUTRAS REGIÕES – Uma caminhada no início do mês em Paranavaí reuniu mulheres para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. “Mesmo com a chuva, conseguimos reunir mais de 200 mulheres na 1ª Caminhada Outubro Rosa”, lembra a diretora da 14ª RS, Verônica Gardin.
O evento de encerramento em Fernandes Pinheiro, município com menos de seis mil habitantes, reuniu 1.250 mulheres para palestras sobre o câncer de mama e útero. Na ocasião, foram sorteados prêmios para mulheres que realizaram o preventivo em outubro e o agendamento de exames para o mês de novembro.
“Conseguimos envolver várias pessoas com a causa. O conhecimento é a melhor maneira de incentivar a realização dos exames e, consequentemente, a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero”, diz o secretário.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr 

GALERIA DE IMAGENS