A Orquestra Sinfônica do Paraná fará a estreia mundial da obra Vox Amazoniae, de Harry Crowl, com regência do maestro alemão Hans-Peter Frank e participação da mezzo-soprano curitibana Ariadne Oliveira. O concerto será na sexta-feira (9), às 20 horas, no Canal da Música. Esta será a penúltima apresentação do ano. A orquestra encerra a temporada 2011 no dia 18, domingo, às 11 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (grande auditório), com regência de Osvaldo Ferreira e Márcio Steuernagel.
Vox Amazoniae foi escrita a partir do poema Sugestão, de Thiago de Mello, poeta amazonense, e que descreve o desmatamento da Floresta Amazônica. Harry Crowl é o diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e vem desenvolvendo uma notável carreira no Brasil e no exterior. Com essa apresentação, a Orquestra Sinfônica do Paraná inicia as suas homenagens ao centenário da UFPR, comemorado no ano que vem.
A parceria entre a Orquestra e a UFPR foi aprofundada quando apresentou obras de Maurício Dottori, professor-doutor do Departamento de Artes da UFPR e do próprio Harry Crowl. A iniciativa desse trabalho partiu dos maestros Osvaldo Ferreira, titular da OSP, e Márcio Steuernagel, da Orquestra Filarmônica da UFPR e maestro-assistente da OSP.
Para o concerto no Canal da Música, o programa também traz obras de Richard Wagner e Anton Bruckner. Também serão apresentadas as obras: “Lohengrin - Prelúdio Ato III”, de Richard Wagner (1813-1883), abertura do terceiro ato da Ópera Lohengrin, representando a marcha de casamento de Lohengrin e Elsa de Brabante, e a “Sinfonia n.° 3 em Ré menor”, de Anton Bruckner (1824-1896).
Ariadne estreou em ópera em 2005, como Rosina, na obra “O Barbeiro de Sevilha”, no Theatro São Pedro (São Paulo). Desde então, participa como intérprete em diversas montagens no Brasil. Também se dedica à música sinfônica, já atuou com várias orquestras brasileiras, como a de São Paulo, Minas Gerias, Porto Alegre e também com a Orquestra Sinfônica do Paraná.
Hans-Peter Frank, natural de Dresden, cidade alemã nas margens do Rio Elba, é reconhecido internacionalmente por suas participações em diversas orquestras. Já regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná no ano passado e comandou concerto da Camerata Antiqua de Curitiba e outros grupos musicais da América Latina.
FINAL DE TEMPORADA - A última apresentação da temporada 2011, no Guairão, terá a participação de Osvaldo Ferreira, regente-titular, e Márcio Steuernagel, regente-adjunto, que dividirão o pódio. Serão apresentadas algumas obras natalinas com participação do “Papo Coral”, grupo composto por crianças e adolescentes da Escola de Música Paidéia, de Curitiba.
Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Dia 9 de dezembro às 20 horas.
Regência: Hans-Peter Frank. Solista: Ariadne Oliveira(mezzo soprano).
Local: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695, Mercês
Ingressos: R$ 20,00
Ensaios: os ensaios acontecerão a partir do dia 5 (segunda-feira), das 9 às 12 horas, no Canal da Música.
Orquestra Sinfônica estreia
obra sobre desmatamento
da Floresta Amazônica
Concerto sob a regência do maestro alemão Hans-Peter Frank será o penúltimo da temporada 2011
Publicação
06/12/2011 - 16:10
06/12/2011 - 16:10
Editoria