Operações policiais integradas serão levadas para todo o Estado

Governador diz que o Estado fará guerra sem trégua ao tráfico de drogas
Publicação
06/05/2011 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa garantiu nesta sexta-feira (6), durante a apresentação do balanço da maior ação policial de combate ao crack já realizada na área central da capital, que o governo vai expandir para todas as regiões do Estado as operações integradas de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas.
“É uma determinação de governo: ações como esta serão implantadas em todas as regiões do Estado. No Paraná, declaramos uma guerra sem trégua ao tráfico de drogas. É inaceitável a elevada taxa de criminalidade do nosso Estado. Vamos combater com energia e determinação a criminalidade no Paraná”, disse o governador.
A ação, denominada Operação Liberdade, mobilizou 600 homens, entre policiais militares, civis e integrantes da Guarda Municipal de Curitiba. Resultou na prisão de 40 suspeitos de tráfico de drogas e na apreensão de cerca de 80 quilos de crack, o equivalente a 250 mil pedras. Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em diversos hotéis, bares e boates do centro da capital.
Richa disse que o governo vai expandir para outros municípios ações de repressão e prevenção e que operações como a realizada em Curitiba são apenas o início de uma ação permanente. Ele também garantiu a contratação de mais policiais. “O problema não está só em Curitiba, mas em todo o Estado. Os paranaenses podem esperar do nosso governo uma ação eficaz, enérgica e a determinação de combater a violência”, disse o governador.
O secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, afirmou que a operação de inteligência começou a ser preparada há 45 dias e que os presos são importantes traficantes do município. Ele destacou a importância do trabalho integrado entre as diferentes forças de segurança e também a agilidade do Judiciário na concessão dos mandados de busca e apreensão solicitados pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). “Há muitos anos apoiamos as ações de combate ao tráfico de drogas e prevenção no Paraná. É muito importante atuar de forma integrada”, disse o juiz titular da Vara de Inquéritos da capital, Pedro Sanson Corat.
“As ações prosseguem. Vamos ocupar o centro de Curitiba e expandir para outros municípios do Paraná. Acolho a orientação do governador, de planejar trabalhos como esse em outras regiões do Estado, seja no interior ou na região metropolitana. Uma operação bem planejada traz o resultado que a população quer e merece”, afirmou o secretário.