Ônibus do Hemepar
recebe doações de sangue
em frente ao Palácio Iguaçu

O veículo fica estacionado até as 17 horas em frente à entrada principal, incentivando servidores a realizarem doações voluntárias de sangue e cadastro de doador de medula óssea
Publicação
28/10/2015 - 14:59
Editoria

Confira o áudio desta notícia

No Dia do Servidor Público (28 de outubro), o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está coletando doações de sangue em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. O veículo fica estacionado até as 17 horas em frente à entrada principal, incentivando servidores a realizarem doações voluntárias de sangue e cadastro de doador de medula óssea.
“No dia do servidor público, vimos conscientizar os servidores estaduais sobre o ato de doar sangue. Para facilitar a doação, trouxemos o ônibus para quem deseja doar e não pode ir até o banco de sangue”, conta o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.
A servidora da Assembleia Legislativa do Paraná, Margareth Lazaro, procura doar sangue pelo menos uma vez ao ano, mas reclama da falta de tempo. “Muitas vezes acabo não indo doar por faltar tempo. Mas ter o ônibus aqui, bem em frente ao trabalho, facilita bastante”, diz.
“Não doo desde 2012. Tento ir, mas por falta de oportunidade vou prorrogando e acabo adiando sempre. Com o ônibus aqui, eu não pensei duas vezes, dou logo prioridade a este compromisso”, diz a servidora da Secretaria do Planejamento, Jessica Subkowiak.
Hatschbach lembra que apesar da ação durar um dia, a necessidade de sangue é cotidiana. “Esperamos de 60 a 80 pessoas no dia de hoje, mas precisamos de sangue todos os dias. Aqui é um incentivo, mas queremos que essas pessoas tenham a atitude de doar outras vezes também”, afirma o diretor.
Também servidora da Assembleia, Dayane Crystina aproveitou o ônibus para doar, mas há dois anos já é doadora frequente. “Para mim, doar sangue é uma atitude positiva, é ajudar o próximo”, comenta.
De acordo com o diretor, uma bolsa de sangue pode ajudar de três a quatro pessoas. “Não existe dúvida, doando sangue você pode ter certeza que estará salvando vidas”, enfatiza.
As pessoas que querem doar ainda hoje no ônibus do Hemepar podem fazer seu cadastro até as 16 horas. Podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), com mais 50 quilos, boas condições de saúde, descansado e bem alimentado. É necessário levar um documento oficial com foto.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS