Obras vão bloquear parcialmente o trânsito na Avenida Bento Rocha, em Paranaguá

Publicação
17/08/2018 - 16:30

A partir desta segunda-feira (20), a Avenida Bento Rocha estará parcialmente bloqueada por obras de revitalização. O acesso ao Porto de Paranaguá será por pista simples, com possibilidade de desvio pela Avenida Ayrton Senna da Silva. Já o sentido contrário estará completamente bloqueado até a Avenida Coronel Santa Rita e o retorno dos caminhões será somente pela Avenida Manoel Ribas.

A duração prevista da obra é de um ano, dividida em três fases, para que o impacto no trânsito e na vida dos moradores da região seja o menor possível. “As melhorias vão garantir mais segurança para toda a comunidade e evitar problemas com poeira e acidentes. Pedimos a paciência de todos e a compreensão com os possíveis transtornos”, diz o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese.

As obras incluem a recuperação do pavimento de concreto, nova sinalização vertical e horizontal e reconstrução de ciclovia em 2,9 quilômetros de trecho, entre a ponte do Rio Emboguaçu até a avenida Portuária. Ao todo, os investimentos somam R$ 15,9 milhões. Todos os recursos utilizados são da Appa, com fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

“A ciclovia será refeita, no mesmo nível da pista, solucionando uma demanda antiga da região. Novas placas também devem orientar os motoristas de caminhão sobre limites de velocidade e cuidados na via, em especial com ciclistas e pedestres”, acrescenta Fregonese.

A Appa já apresentou o projeto para a Prefeitura para que sejam redefinidos os trajetos e linhas de ônibus que passam pela avenida, além de solicitar o apoio das equipes de orientação de trânsito para regularização de estacionamento e tráfego nas ruas do entorno.

Antes do início da revitalização, foi feita a readequação do sistema de drenagem, necessária para a qualidade e durabilidade dos serviços.

ACESSO - A Avenida Bento Rocha é a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá, com trafego de até três mil caminhões por dia. São mais 120 mil toneladas transportadas diariamente, em especial grãos, que passam pela pesagem e controle no Pátio de Triagem.

Desde a última obra no acesso, em 2004, a quantidade de cargas movimentadas em Paranaguá aumentou 70%, chegando a 50 milhões no último ano. A previsão da Appa é movimentar 80 milhões de cargas em 2030, e a melhoria dos acessos aos terminais paranaenses é uma das prioridades para o crescimento.

VIADUTO – Além da intervenção na Avenida Bento Rocha, também está em execução a construção do viaduto na entrada da cidade, onde a BR-277 se divide entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Bento Rocha, para melhorar o fluxo de carros e caminhões. Nesta estrutura, são aplicados R$ 12,7 milhões, também com recursos da Appa e fiscalização do DER-PR.