O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, informou nesta sexta-feira (3) que as obras de construção do Contorno de Mandaguari, iniciadas em novembro do ano passado, estão em ritmo acelerado. Reivindicado pela população há cerca de 20 anos, o contorno de 9,9 quilômetros de extensão vai desviar o tráfego da BR-376, que passa pelo centro do município, resolvendo um dos principais gargalos rodoviários da região Norte do Estado .
“Esta obra é uma das prioridades de governo anunciadas para o Norte”, afirmou Richa Filho. Segundo ele, sua execução é o resultado do diálogo do governo com a população e a empresa que administra o trecho. Quando a concessionária Viapar concluir as obras, um movimento estimado de mais de cinco mil veículos por dia será desviado do centro da cidade. “Isso também significa um ganho na qualidade de vida da população, com mais segurança e menos poluição no perímetro urbano”, disse o secretário.
O anúncio do início das obras foi feito pelo governador Beto Richa durante uma visita a Mandaguari na primeira quinzena de novembro de 2011. O andamento do projeto, que deveria ser concluído em 2008, foi resultado de um acordo entre o Governo do Estado e a Viapar, que investirá R$ 86 milhões na obra.
O governo se encarregou de fazer as desapropriações necessárias, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), com investimentos de R$ 5 milhões e a liberação de 47 lotes. A licença ambiental foi fornecida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A OBRA – O projeto segue o traçado original e terá pista dupla, com canteiro central de seis metros, ao longo dos cerca de 10 quilômetros de extensão. Estão previstas a construção de quatro viadutos, sendo dois rodoviários e dois ferroviários.
O projeto contempla ainda cinco trincheiras para o trânsito de máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível. A previsão da concessionária é de construir, nesse trecho, 1,4 mil metros lineares de bueiros e 18 mil metros de canaletas para escoamento das águas de chuva.
O DER informa que a sinalização horizontal do contorno será feita ao final das obras. O cálculo inicial prevê a pintura de 10,5 mil quadrados de sinais de trânsito nas pistas de rolamento. Também são previstos 321 metros quadrados de placas para sinalização vertical. Todos os acessos para a rodovia serão acompanhados pelo órgão. Quando pronto, o Contorno de Mandaguari terá movimentado 2 milhões de metros cúbicos em terraplenagem e consumido quase 70 mil toneladas de massa asfáltica.
QUALIDADE DE VIDA – O estrangulamento viário do perímetro urbano de Mandaguari, que prejudica a população há décadas, será solucionado. O desvio do tráfego pesado do centro promoverá o crescimento regional, beneficiando os moradores e o comércio. Será o fim do tráfego da BR-376 pelo centro da cidade.
Com o contorno, haverá menos automóveis e caminhões que nada têm a ver com a economia local e apenas circulam pelo centro. Os motoristas que trafegam pela BR-376, por sua vez, deixarão de ter o inconveniente de atravessar o perímetro urbano, reduzindo o tempo de viagem e evitando acidentes.
Novas intervenções estruturais estão previstas para a região, como a duplicação do trecho Maringá/Paiçandu da PR-323.
“Esta obra é uma das prioridades de governo anunciadas para o Norte”, afirmou Richa Filho. Segundo ele, sua execução é o resultado do diálogo do governo com a população e a empresa que administra o trecho. Quando a concessionária Viapar concluir as obras, um movimento estimado de mais de cinco mil veículos por dia será desviado do centro da cidade. “Isso também significa um ganho na qualidade de vida da população, com mais segurança e menos poluição no perímetro urbano”, disse o secretário.
O anúncio do início das obras foi feito pelo governador Beto Richa durante uma visita a Mandaguari na primeira quinzena de novembro de 2011. O andamento do projeto, que deveria ser concluído em 2008, foi resultado de um acordo entre o Governo do Estado e a Viapar, que investirá R$ 86 milhões na obra.
O governo se encarregou de fazer as desapropriações necessárias, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), com investimentos de R$ 5 milhões e a liberação de 47 lotes. A licença ambiental foi fornecida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A OBRA – O projeto segue o traçado original e terá pista dupla, com canteiro central de seis metros, ao longo dos cerca de 10 quilômetros de extensão. Estão previstas a construção de quatro viadutos, sendo dois rodoviários e dois ferroviários.
O projeto contempla ainda cinco trincheiras para o trânsito de máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível. A previsão da concessionária é de construir, nesse trecho, 1,4 mil metros lineares de bueiros e 18 mil metros de canaletas para escoamento das águas de chuva.
O DER informa que a sinalização horizontal do contorno será feita ao final das obras. O cálculo inicial prevê a pintura de 10,5 mil quadrados de sinais de trânsito nas pistas de rolamento. Também são previstos 321 metros quadrados de placas para sinalização vertical. Todos os acessos para a rodovia serão acompanhados pelo órgão. Quando pronto, o Contorno de Mandaguari terá movimentado 2 milhões de metros cúbicos em terraplenagem e consumido quase 70 mil toneladas de massa asfáltica.
QUALIDADE DE VIDA – O estrangulamento viário do perímetro urbano de Mandaguari, que prejudica a população há décadas, será solucionado. O desvio do tráfego pesado do centro promoverá o crescimento regional, beneficiando os moradores e o comércio. Será o fim do tráfego da BR-376 pelo centro da cidade.
Com o contorno, haverá menos automóveis e caminhões que nada têm a ver com a economia local e apenas circulam pelo centro. Os motoristas que trafegam pela BR-376, por sua vez, deixarão de ter o inconveniente de atravessar o perímetro urbano, reduzindo o tempo de viagem e evitando acidentes.
Novas intervenções estruturais estão previstas para a região, como a duplicação do trecho Maringá/Paiçandu da PR-323.