Foram iniciadas as obras de duplicação de mais 10 quilômetros da BR-376, também conhecida como Rodovia do Café. Equipes de trabalho executam durante o mês de outubro os primeiros serviços no trecho entre a região do Alto do Amparo (km 431) até o trevo de acesso para a BR-153, em Tibagi, na região dos Campos Gerais. Em outubro serão feitos os serviços de limpeza e terraplanagem no trecho que receberá a nova pista da rodovia.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) acompanha o andamento das obras das equipes de trabalho da concessionária CCR RodoNorte e autoriza os procedimentos de cada etapa. Para o início das obras na região, foram feitos diversos estudos devido ao alto grau de complexidade do trecho. Serão necessários executar nos próximos meses vários serviços de contenção e cortes de rochas.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 81 milhões e os trabalhos vão beneficiar cerca de 500 mil moradores das cidades de Ponta Grossa, Tibagi, Reserva, Imbaú, Telemâco Borba e Ortigueira. Além dos milhares de motoristas que circulam diariamente pela BR-376.
“A Rodovia do Café representa para os paranaenses um marco no desenvolvimento econômico do estado, sendo um dos mais representativos corredores rodoviários de exportação para o agronegócio do país”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a duplicação deste trecho irá beneficiar não somente o Paraná, como também outros estados produtores de grãos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás que utilizam a rodovia para chegar até o Porto de Paranaguá.
Além da duplicação do trecho, será construída uma trincheira no km 431,4 na comunidade de Alto do Amparo. A obra vai evitar o cruzamento entre rodovia e as ruas de acesso, trazendo mais segurança para os motoristas e moradores que circulam pelo local.
ORTIGUEIRA - Além dos trabalhos em Tibagi, as equipes da concessionária também executam serviços no trecho da rodovia em Ortigueira. No local, estão previstos a duplicação de cinco quilômetros (entre os km 349 e 354) e a construção de um viaduto. As equipes iniciaram nesta semana a colocação das primeiras camadas de pavimentação.
O procedimento foi iniciado nos pontos onde já foram concluídas a terraplanagem, limpeza e drenagem. A duplicação em Ortigueira compreende o trecho próximo da Aldeia Indígena até as proximidades da entrada principal do município de Ortigueira.
CALIFÓRNIA E APUCARANA – Outra frente de trabalho executa obras entre Califórnia e Apucarana, no Norte do Estado. No momento, a rodovia está sendo pavimentada em dois pontos e obras nas alças de acesso do viaduto sobre o Contorno Sul de Apucarana. Nesta região, também estão previstos mais 11 quilômetros de duplicação entre os dois municípios.
BALANÇO – Cerca de 21 quilômetros da duplicação da BR-376 entre Ponta Grossa e Tibagi já foram concluídas. A revitalização desse trecho incluiu uma série de correções vertical e horizontal de curvas. Também foram construídas duas novas pontes, sobre os rios Tibagi e Barrinha, e um viaduto sobre a rede ferroviária.
Ainda neste semestre, a concessionária deve iniciar as primeiras obras no trecho de Imbaú. No total, o projeto prevê a duplicação de 231 quilômetros da rodovia, ligando Ponta Grossa a Apucarana.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) acompanha o andamento das obras das equipes de trabalho da concessionária CCR RodoNorte e autoriza os procedimentos de cada etapa. Para o início das obras na região, foram feitos diversos estudos devido ao alto grau de complexidade do trecho. Serão necessários executar nos próximos meses vários serviços de contenção e cortes de rochas.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 81 milhões e os trabalhos vão beneficiar cerca de 500 mil moradores das cidades de Ponta Grossa, Tibagi, Reserva, Imbaú, Telemâco Borba e Ortigueira. Além dos milhares de motoristas que circulam diariamente pela BR-376.
“A Rodovia do Café representa para os paranaenses um marco no desenvolvimento econômico do estado, sendo um dos mais representativos corredores rodoviários de exportação para o agronegócio do país”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a duplicação deste trecho irá beneficiar não somente o Paraná, como também outros estados produtores de grãos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás que utilizam a rodovia para chegar até o Porto de Paranaguá.
Além da duplicação do trecho, será construída uma trincheira no km 431,4 na comunidade de Alto do Amparo. A obra vai evitar o cruzamento entre rodovia e as ruas de acesso, trazendo mais segurança para os motoristas e moradores que circulam pelo local.
ORTIGUEIRA - Além dos trabalhos em Tibagi, as equipes da concessionária também executam serviços no trecho da rodovia em Ortigueira. No local, estão previstos a duplicação de cinco quilômetros (entre os km 349 e 354) e a construção de um viaduto. As equipes iniciaram nesta semana a colocação das primeiras camadas de pavimentação.
O procedimento foi iniciado nos pontos onde já foram concluídas a terraplanagem, limpeza e drenagem. A duplicação em Ortigueira compreende o trecho próximo da Aldeia Indígena até as proximidades da entrada principal do município de Ortigueira.
CALIFÓRNIA E APUCARANA – Outra frente de trabalho executa obras entre Califórnia e Apucarana, no Norte do Estado. No momento, a rodovia está sendo pavimentada em dois pontos e obras nas alças de acesso do viaduto sobre o Contorno Sul de Apucarana. Nesta região, também estão previstos mais 11 quilômetros de duplicação entre os dois municípios.
BALANÇO – Cerca de 21 quilômetros da duplicação da BR-376 entre Ponta Grossa e Tibagi já foram concluídas. A revitalização desse trecho incluiu uma série de correções vertical e horizontal de curvas. Também foram construídas duas novas pontes, sobre os rios Tibagi e Barrinha, e um viaduto sobre a rede ferroviária.
Ainda neste semestre, a concessionária deve iniciar as primeiras obras no trecho de Imbaú. No total, o projeto prevê a duplicação de 231 quilômetros da rodovia, ligando Ponta Grossa a Apucarana.