Os motoristas e pedestres que passam pelo perímetro urbano de Cascavel, na BR-277, nas proximidades do trevo Cataratas, já podem observar os primeiros avanços na obra de duplicação da rodovia. As equipes de trabalho estão fazendo serviços de terraplanagem, drenagem e escavações para a construção das vias marginais que melhorarão o fluxo de veículos e facilitar o acesso aos distritos industriais da região.
Com investimento superior a R$ 55 milhões, todas as etapas das obras executadas pela concessionária Ecocataratas são acompanhadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). “Essa é uma obra primordial para o desenvolvimento socioeconômico de Cascavel. O trecho em obras fica em dos principais polos industriais do Paraná, a modernização da rodovia agilizará a entrada e saída dos veículos pesados que fazem o transporte dos produtos da região”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Com base nos últimos levantamentos, mais de sete mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos da rodovia. Os motoristas e moradores que acompanham a movimentação das máquinas no local aguardam ansiosos pelo progresso da obra.
Gilmar Vicente Xavier é caminhoneiro há quatro anos e trafega diariamente pela região. Ele acredita que a duplicação acabará com os congestionamentos. “É uma obra muito importante. A situação atual, com pista simples e grande quantidade de trevos, atrasa a viagem dos caminhoneiros que passam por aqui. A construção de trincheiras e de pista dupla vai facilitar a vida dos motoristas”, afirma.
“Já presenciei muitos acidentes nesse trecho. É uma obra necessária para agilizar o fluxo de veículos e trazer mais segurança para os pedestres. O povo de Cascavel está muito feliz em ver essa obra saindo do papel”, comemora a moradora Solange Huff.
DRENAGEM – Considerada uma das etapas primordiais da engenharia, os serviços de drenagem estão sendo feitos ao longo de todo o trecho em obras. Serão construídos mais de dois mil metros de galerias pluviais para garantir o correto escoamento das águas das chuvas.
Além disso, também está sendo construída uma caixa de captação de produtos perigosos, condicionante ambiental que tem por objetivo conter produtos em casos de acidentes na rodovia, evitando que material atinja e contamine as áreas de manancial.
TERRAPLANAGEM – Maquinários também executam obras de terraplanagem nos quase quatro quilômetros de vias marginais que serão construídos no sentido Cascavel – Guarapuava. A previsão é que, ainda neste primeiro semestre, sejam feitos os primeiros serviços de pavimentação no trecho. Já no trecho da pista que será duplicado, a previsão é que a pavimentação inicie no segundo semestre de 2017.
OBRA – O projeto contempla a duplicação de 3,2 quilômetros, vias marginais, implantação de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal, assim como de uma balança de pesagem e a construção de duas trincheiras, sendo uma no quilômetro 581 e outra no quilômetro 583. A previsão é que todas as obras sejam concluídas em 2018.
Com investimento superior a R$ 55 milhões, todas as etapas das obras executadas pela concessionária Ecocataratas são acompanhadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). “Essa é uma obra primordial para o desenvolvimento socioeconômico de Cascavel. O trecho em obras fica em dos principais polos industriais do Paraná, a modernização da rodovia agilizará a entrada e saída dos veículos pesados que fazem o transporte dos produtos da região”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Com base nos últimos levantamentos, mais de sete mil veículos circulam diariamente nos dois sentidos da rodovia. Os motoristas e moradores que acompanham a movimentação das máquinas no local aguardam ansiosos pelo progresso da obra.
Gilmar Vicente Xavier é caminhoneiro há quatro anos e trafega diariamente pela região. Ele acredita que a duplicação acabará com os congestionamentos. “É uma obra muito importante. A situação atual, com pista simples e grande quantidade de trevos, atrasa a viagem dos caminhoneiros que passam por aqui. A construção de trincheiras e de pista dupla vai facilitar a vida dos motoristas”, afirma.
“Já presenciei muitos acidentes nesse trecho. É uma obra necessária para agilizar o fluxo de veículos e trazer mais segurança para os pedestres. O povo de Cascavel está muito feliz em ver essa obra saindo do papel”, comemora a moradora Solange Huff.
DRENAGEM – Considerada uma das etapas primordiais da engenharia, os serviços de drenagem estão sendo feitos ao longo de todo o trecho em obras. Serão construídos mais de dois mil metros de galerias pluviais para garantir o correto escoamento das águas das chuvas.
Além disso, também está sendo construída uma caixa de captação de produtos perigosos, condicionante ambiental que tem por objetivo conter produtos em casos de acidentes na rodovia, evitando que material atinja e contamine as áreas de manancial.
TERRAPLANAGEM – Maquinários também executam obras de terraplanagem nos quase quatro quilômetros de vias marginais que serão construídos no sentido Cascavel – Guarapuava. A previsão é que, ainda neste primeiro semestre, sejam feitos os primeiros serviços de pavimentação no trecho. Já no trecho da pista que será duplicado, a previsão é que a pavimentação inicie no segundo semestre de 2017.
OBRA – O projeto contempla a duplicação de 3,2 quilômetros, vias marginais, implantação de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal, assim como de uma balança de pesagem e a construção de duas trincheiras, sendo uma no quilômetro 581 e outra no quilômetro 583. A previsão é que todas as obras sejam concluídas em 2018.