Obra do Governo do Estado melhora
ruas de Curitiba e acesso a Pinhais

A obra faz parte do PAC da Copa e será um dos grandes legados da Copa 2014 para o Paraná
Publicação
04/06/2013 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os moradores da Rua Santa Madalena Sofia Barat, em Curitiba, já sentem os benefícios da obra da Via Radial de Integração. Executada pelo Governo do Estado, a obra faz parte do PAC da Copa e será mais uma opção de ligação entre Curitiba e Pinhais. Serão mais de cinco quilômetros de requalificação para melhorar a mobilidade urbana e segurança à população. A obra é considerada um dos grandes legados da Copa do Mundo para o Paraná.
Neide Menghini mora há quase 40 anos no local, desde que chegou a Curitiba. Ela conta que nunca pensou em sair do local e afirma que as obras valorizaram ainda mais o bairro e os imóveis da região. “O asfalto que eles fizeram aqui foi uma maravilha. Tudo aqui melhorou, nosso bairro melhorou e valorizou muito. Não saio daqui nunca mais”, diz Neide.
Do outro lado da rua, a vizinha de Neide, Dona Rachel Lucia Buzato, de 71 anos, mora na rua desde sua infância. Com o novo asfalto e a nova calçada em frente de casa, Rachel lembra do passado. “Eu brincava no banhado aqui em frente. Na época havia umas cinco casas, contando com a nossa”. Dona Rachel criou seus quatro filhos na velha casinha, que agora abriga o mais novo neto, Igor, de seis meses. “Eu gosto muito deste bairro e essas obras deixaram ele ainda mais bonito”, enfatizou.
PONTE RIO ATUBA - O investimento total na obra é de R$ 12 milhões, financiados pelo governo federal e contrapartida do Estado. As obras vão desde a Rua Santa Madalena Sofia Barat com José Zgoda, em Curitiba – onde as obras já estão praticamente finalizadas – até a Avenida Jacob Macanhan, em Pinhais. A ligação com a BR-116 (Linha Verde Norte) se dará na continuidade da Rua José Zgoda até a trincheira Gustavo Rattmann. A ponte do rio Atuba, que divide Curitiba e Pinhais, será alargada para permitir a regularização dos passeios laterais, mantendo duas faixas de tráfego.
O trabalho envolve drenagem, pavimentação, iluminação, ampliação da largura das ruas com implantação de estacionamento, meio fio, calçada, sinalização vertical e horizontal, ciclovia e paisagismo. Tudo isso dará mais qualidade de vida à população, além de valorizar a região.
Em Pinhais, a requalificação da Via da Integração se estende da rua Aristides de Oliveira até a Avenida Maringá. Nesta via, será feita duplicação no trecho entre as ruas Francisco Eugênio Gomes Pereira e Euclides da Cunha Ribas para adequação de duas faixas de tráfego, em sentidos opostos. A obra segue na rua Euclides da Cunha Ribas e finaliza no cruzamento com a Av. Jacob Macanhan.
COMÉRCIO – Outro benefício para a população local será a ampliação do comércio. Quando finalizada a obra, o crescimento do fluxo de veículos será inevitável, pois a via se constitui em uma alternativa ligando Curitiba a Pinhais.
“Vai beneficiar em todos os sentidos. Com certeza deu uma outra cara ao bairro”, diz Pedro Santos (44), dono de um minimercado na Rua Santa Madalena. Segundo o empresário, o fluxo de clientes no estabelecimento já ampliou e as vendas aumentaram. “Uma obra bem viável. O trânsito melhorou e o comércio melhorou muito”, reforça Rubens Martins (60), dono de uma microempresa de manutenção industrial.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS