A Emater realiza nesta terça e quarta-feira (18 e 19), em Curitiba, um seminário que dá início à capacitação dos 193 novos profissionais nomeados pelo Governo do Paraná para atuar no atendimento direto às famílias de agricultores, em todo o interior do Paraná. O encontro acontece no anfiteatro da Emater.
"O objetivo é recepcionar apresentar aos novos servidores qual deve ser o papel de cada um dentro da instituição e quais são as expectativas em relação ao seu desempenho no ambiente rural e agrícola do Estado", explica o diretor-presidente da Emater, Richard Golba. Além dos profissionais recém - contratados, participam diretores, gerentes estaduais, macrorregionais e regionais da Emater.
Neste primeiro dia de atividades, pela manhã, o sociólogo e pesquisador Zander Navarro fala sobre o mundo rural brasileiro e paranaense, o que mudou, quais os desafios atuais e futuros. Na sequência, o engenheiro agrônomo Joaquim Carlos Thomas, apresenta conjuntura e desafios da agricultura e no meio rural paranaense.
À tarde, acontece o painel sobre realidade atual e perspectivas de um novo momento para o serviço oficial de assistência técnica e extensão rural. O debate será mediado pelo diretor-presidente da Emater, Richard Golba, com a participação de Luiz Hessmann, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural - Asbraer; Valmisoney Moreira Jardim, presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural –Anater, e Jefferson Coriteac, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal.
ECONOMIAS LOCAIS - Ainda nesta terça-feira será realizado painel sobre a ação da assistência técnica e extensão rural para a dinamização das economias locais. A mediação será do diretor administrativo da Emater, Sérgio Guarienti. Participam Frank Ariel Schiavini, prefeito de Coronel Vivida e presidente da Associação dos Municípios do Paraná; Ágide Meneguetti, presidente da Federação da Agricultura do Paraná –Faep; Ademir Muller, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná –Fetaep; José Roberto Ricken, presidente da Ocepar; e Ivori Wed Fernandes, da Unicafes – União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
No segundo dia do Seminário, os novos extensionistas participam do painel sobre ação da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e suas organizações vinculadas. Com a mediação do diretor técnico Paulo Hidalgo, participam dessa discussão o secretário da Agricultura, George Hiraiwa; os presidentes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz; do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Hamilton de Jesus Borges de Oliveira; da Ceasa, Geraldo Lacerda; do Iapar, Florindo Dalberto, e da Codapar, Silvestre Dimas Satnoszewski.