Novo transformador da subestação de Sarandi beneficia 500 mil pessoas

Publicação
30/07/2018 - 11:20
Editoria

O Copel iniciou a operação de um novo transformador da subestação de alta tensão de Sarandi. O equipamento confere maior segurança e capacidade de atendimento ao Noroeste do Paraná. Previne sobrecargas no sistema, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia e beneficiando mais de 500 mil pessoas entre consumidores residenciais, comércio e indústria na região de Maringá e Apucarana.

A subestação Sarandi contava com apenas um transformador de 230/138 kV (kilovolt) que atendia ao sistema elétrico em condições normais, mas não era suficiente para suportar a carga em determinadas condições, como desligamentos acidentais de linhas próximas ou de transformadores em outras subestações da região.

DADOS TÉCNICOS - O equipamento trifásico tem potência de 150 MVA (megavolt ampere). As obras de instalação, iniciadas em junho de 2017, receberam cerca de R$ 10 milhões em investimentos e foram concluídas quase três meses antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Essa ampliação traz mais estabilidade ao sistema e reduz os riscos de desligamentos”, destaca o superintendente de Obras de Geração e Transmissão, Nilberto Lange Junior.