Novo hospital reforça o atendimento na região de São Miguel do Iguaçu

Governadora em exercício, Cida Borghetti, destacou que o Estado está aberto para atuar em parceria e firmar convênios com o Hospital Madre de Dio, um dos mais modernos do oeste paranaense.
Publicação
16/12/2017 - 15:10

Confira o áudio desta notícia

A população de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhou mais um reforço na área de saúde. Neste sábado (16), a governadora em exercício Cida Borghetti visitou as instalações da unidade e participou da inauguração do Hospital Madre de Dio (HMD), que deve atender 1,5 milhão de moradores da região.

O estabelecimento pertence à Sociedade Beneficente Santa Edwiges, entidade sem fins lucrativos já declarada de utilidade pública pelo município e pelo Estado.

Durante a solenidade, a governadora em exercício, Cida Borghetti, afirmou que a Secretaria Estadual da Saúde está de portas abertas para firmar parceria com a instituição. “O hospital Madre de Dio vem se somar a toda a estrutura da saúde pública do Paraná, em especial da região Oeste”, disse. “Estamos abertos para firmar convênios e atender toda a população”, completou.

Cida também destacou a estrutura do hospital. “É uma estrutura moderna para atender a população em todas as áreas, com referência no tratamento de AVC, traumas, cirurgias, UTI geral e neonatal, além de ser o único hospital do Sul do país que conta com a própria máquina de oxigênio”, afirmou. A máquina de fabricação de oxigênio é a segunda do país.

COMPROMISSO - O diretor-geral do Hospital Madre de Dio (HMD), Wanger Mattos, ressaltou programas do Governo do Estado, como o HospSus, que repassa recursos aos hospitais filantrópicos.

“A presença da governadora em exercício reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde do Paraná, que está à frente de outros estados”, disse.

Ele destacou, ainda, que o governador Beto Richa promoveu um trabalho exemplar na área da saúde, desde 2011. “Estamos nos adequando com documentos para que também possamos participar do programa HospSus, a fim de atender a todos com essa parceria”, completou.

ESTRUTURA – O projeto do Hospital Madre de Dio, complexo com 32 mil metros quadrados, compreende três fases. Na primeira etapa, inaugurada neste sábado, os seguintes serviços foram disponibilizados à população: ambulatório com 14 consultórios; centro de reabilitação de fisioterapia, pilates e academia, além de um heliponto para emergências.

Também foram inaugurados lactário, necrotério, 320 leitos e serviço para atendimento de pacientes internos e externos, contendo análises clínicas, broncoscopia, cardiologia, densitometria, endoscopia, farmácia hospital, mamografia, neurografia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia.

“Com a inauguração desta primeira etapa, nossa expetativa é atender cerca de 5 mil pessoas por mês”, disse o diretor-geral do hospital, Wanger Mattos. A instituição também tem um auditório, integrado ao complexo, usado para jornadas científicas, capacitações e treinamentos.

 De acordo com Mattos, uma parceria está sendo firmada com a Unila de Foz do Iguaçu para que os alunos de medicina participem do programa de residência médica na estrutura do hospital.

PRÓXIMAS FASES – A segunda fase do hospital, ainda sem data para o início, contará com serviço de oncologia com 300 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e radioterapia. Para a terceira fase está previsto um centro de educação, que vai oferecer cursos técnicos voltados à área de saúde.

INVESTIMENTOS – Desde 2011, o Governo do Paraná repassou cerca de R$ 12 milhões para reforçar a saúde de São Miguel do Iguaçu. Entre as obras e serviços estão a construção de uma unidade de atenção primária à saúde da família, distribuição de ambulância e equipamentos de vacinação e distribuição de medicamentos.

“Esta unidade vai reforçar o atendimento de alta e média complexidade do município”, destacou o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra.

 Sempre fomos muito bem atendidos na área da saúde pelo Governo do Estado. “Nós estamos em fase de acabamento do pronto atendimento e maternidade municipal, com recursos do Governo do Estado e pequena contrapartida do município”. A unidade deve ser inaugurada em fevereiro de 2018.

O prefeito citou, ainda, alguns investimentos do Estado no município, como calçamento, asfalto, reformas de postos de saúde, equipamentos hospitalares, entre outros.

 PRESENÇAS - Também participaram da solenidade o deputado estadual José Carlos Schiavinato; os deputados federais Dilceu Sperafico e Nelson Padovani; o diretor de relações institucionais do hospital, Luiz Bongiolo Mattos; o diretor técnico, David Bongiolo Mattos; a diretora executiva, Daniela Mattos Burbank; o diretor clínico, Vanderlei Martineli Júnior; o vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Alvino Bissoloti; o presidente da Câmara de Vereadores, Eliseu Marciano Presa; o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolf; o reitor da UNILA de Foz do Iguaçu, Gustavo Vieira; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; e o diretor da 9.a regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira.

GALERIA DE IMAGENS