Nova subestação vai reforçar sistema elétrico no Vale do Ivaí

A unidade, que deve entrar em teste em setembro, fica em São Pedro do Ivaí e vai beneficiar diretamente residências, comércios e indústrias instaladas no município, além dos vizinhos Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São João do Ivaí.
Publicação
01/09/2017 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Entrou na fase final a construção de uma nova subestação que reforçará o fornecimento de energia para 15 mil domicílios na região do Vale Do Ivaí. A unidade, que deve entrar em teste em setembro, fica em São Pedro do Ivaí e vai beneficiar diretamente residências, comércios e indústrias instaladas no município, além dos vizinhos Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São João do Ivaí.

A Copel investiu mais de R$ 37 milhões no empreendimento que reforçará a capacidade de fornecimento de energia à região. “Estamos engajados em contribuir com o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, dando especial atenção aos pequenos municípios e à área rural. Para isto é fundamental a expansão e modernização do sistema”, afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter.

A nova subestação eleva a atual tensão de operação em que a energia chega à região de 34,5 mil para 138 mil volts, tornando mais robusto o sistema que atende os municípios. Com um transformador de 21 MVA (megavolts-ampère), a subestação está localizada às margens da PR-457. Ela se conecta a outras duas subestações de grande porte, em Mandaguari e Barbosa Ferraz por meio de linhas de subtransmissão que somam 80 quilômetros de extensão.

O empreendimento contempla ainda a construção de 56 quilômetros de novas redes de distribuição que levam a energia elétrica até os consumidores finais.

A Copel investiu R$ 1,23 bilhão no primeiro semestre de 2017, valor que contempla obras importantes para a região Norte, como a linha de transmissão Assis - Londrina, concluída recentemente.
A qualidade dos serviços vem sendo reconhecida pela sociedade e pelo mercado. Pela quinta vez nos últimos sete anos a empresa foi considerada a melhor distribuidora de energia da América Latina e Caribe pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER), em premiação anunciada no último dia 22 em Montevidéu.

GALERIA DE IMAGENS