Com o objetivo de coordenar, fiscalizar e assegurar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, o Paraná tem agora a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o secretário que assume a pasta, José Maria Alves Pereira, o Estado tem mais de 1,5 milhão de pessoas com deficiência, ou seja, 15% da população do Paraná será beneficiada com as políticas e novas ações.
“Nós trabalharemos em parceria com as prefeituras para garantir que estas pessoas tenham uma vida digna, para que conheçam seus direitos e que eles sejam cumpridos. Vamos priorizar também a inclusão social desta população”, destacou o secretário, que há 34 anos trabalha com este foco.
A secretaria especial não acarretará nenhum custo aos cofres públicos, já que está instalada na estrutura da antiga Secretaria para Assuntos Estratégicos, vinculada à Casa Civil. A equipe da Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência (CPCD), antes vinculada à Secretaria de Estado da família e Desenvolvimento Social, passa a atuar em secretária específica.
“A transformação de uma pasta em secretária especial mostra o olhar humano e o respeito do Governo do Paraná às pessoas com deficiência. Queremos tocar os corações da sociedade, buscar qualidade de vida para as pessoas que precisam e mostrar que todos devem ter os mesmos diretos”, disse Zé Maria.
CURRÍCULO - Formado em Administração de Empresas e Comércio Exterior, José Maria Alves Pereira (Zé Maria) trabalhou por mais de 30 anos como voluntário na Escola de Educação Especial Primavera, que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Neste período foi presidente e conselheiro da instituição. Em 2004 foi eleito vereador de Curitiba pela primeira vez e teve três mandatos consecutivos, sempre dedicado à garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência.