A terceira prévia do mês indica que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 0,98% em Curitiba. É o que revelam estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que aponta forte tendência de alta para o índice de março.
No novo levantamento, divulgado nesta terça-feira (29), o grupo Transporte e Comunicação, com alta de 1,48% nos seus preços, contribuiu com 0,36 pontos percentuais no índice geral (0,98), ficando em primeiro lugar.
A pesquisa vale para famílias com renda até 40 salários mínimos. Outros grupos também mostraram aceleração de preços na comparação com semanas anteriores: Alimentos e Bebidas, Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais.
Dentre os itens pesquisados, os que mais influenciaram, da ordem da maior para a menor contribuição foram: tarifa de ônibus urbano (7,50%), álcool combustível (10,21%), agasalho feminino (60,22%), aluguel de moradia (1,23%), almoço e jantar (2,18%), telefone residencial (2,93%), excursão turística (8,89%), café em pó (8,74%), plano de saúde (2,36%) e passagem aérea (9,02%).
Veja abaixo a tabela com as variações de todos os grupos e do índice geral:
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (IPC) EM CURITIBA, SEGUNDO GRUPOS DE PRODUTOS/SERVIÇOS – 1ª, 2ª e 3ª QUADRISSEMANAS DE MARÇO DE 2011
GRUPOS 1a (1) 2a (2) 3a (3)
Alimentos e Bebidas 0,76 0,76 1,30
Habitação 0,87 0,62 0,41
Artigos de Residência -0,13 -0,30 -0,06
Vestuário 0,14 0,34 1,77
Transporte e Comunicação 0,43 0,73 1,48
Saúde e Cuidados Pessoais 0,28 0,96 1,04
Despesas Pessoais 0,46 0,48 0,48
Índice Geral 0,48 0,60 0,98
FONTE: IPARDES
NOTA: A classe de renda corresponde ao intervalo de 1 a 40 SM.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 08.03.2011.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 15.03.2011.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 23.03.2011.
No novo levantamento, divulgado nesta terça-feira (29), o grupo Transporte e Comunicação, com alta de 1,48% nos seus preços, contribuiu com 0,36 pontos percentuais no índice geral (0,98), ficando em primeiro lugar.
A pesquisa vale para famílias com renda até 40 salários mínimos. Outros grupos também mostraram aceleração de preços na comparação com semanas anteriores: Alimentos e Bebidas, Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais.
Dentre os itens pesquisados, os que mais influenciaram, da ordem da maior para a menor contribuição foram: tarifa de ônibus urbano (7,50%), álcool combustível (10,21%), agasalho feminino (60,22%), aluguel de moradia (1,23%), almoço e jantar (2,18%), telefone residencial (2,93%), excursão turística (8,89%), café em pó (8,74%), plano de saúde (2,36%) e passagem aérea (9,02%).
Veja abaixo a tabela com as variações de todos os grupos e do índice geral:
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR (IPC) EM CURITIBA, SEGUNDO GRUPOS DE PRODUTOS/SERVIÇOS – 1ª, 2ª e 3ª QUADRISSEMANAS DE MARÇO DE 2011
GRUPOS 1a (1) 2a (2) 3a (3)
Alimentos e Bebidas 0,76 0,76 1,30
Habitação 0,87 0,62 0,41
Artigos de Residência -0,13 -0,30 -0,06
Vestuário 0,14 0,34 1,77
Transporte e Comunicação 0,43 0,73 1,48
Saúde e Cuidados Pessoais 0,28 0,96 1,04
Despesas Pessoais 0,46 0,48 0,48
Índice Geral 0,48 0,60 0,98
FONTE: IPARDES
NOTA: A classe de renda corresponde ao intervalo de 1 a 40 SM.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 08.03.2011.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 15.03.2011.
O índice refere-se aos últimos 30 dias, terminados em 23.03.2011.