A Ceasa Paraná participa na próxima terça-feira (17) de uma série de atividades junto a comunidade Caximba, no bairro Tatuquara, em Curitiba. As ações, que envolvem também outros órgãos do Governo do Estado e da prefeitura da capital, fazem parte das homenagens ao Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Além da doação de hortigranjeiros, repassados pelos permissionários atacadistas e produtores que atuam na Ceasa através do programa Banco de Alimentos, os moradores da comunidade também serão atendidos por serviços das secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Família e Desenvolvimento Social, da Justiça Trabalho e Direitos Humanos, e ainda da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude. Também participam alunos da Escola Estadual Júlia Wanderley, e Escola Castro Alves Gastronomia.
BANCO DE ALIMENTOS - O programa Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, realizado em parceria com produtores e permissionários da Ceasa, através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições consumo. Em média, por ano, o programa Banco de Alimentos das cinco unidades da Ceasa no Estado faz o reaproveitamento de 5,13 mil toneladas de produtos, que seriam descartados junto em aterros sanitários. Estão cadastradas junto ao programa 531 entidades – orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais, que atendem em média por mês cerca de 130 mil pessoas.
A data de 16 de outubro foi implementada pela FAO, para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”. Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, entre outros temas ligados ao setor. A cada ano, a FAO institui um assuntopara abordar a sua importância. Em 2017 o tema escolhido é “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.