No Agroleite, governadora destaca importância do setor para a economia do Paraná

Publicação
18/08/2018 - 16:00
Editoria

A governadora Cida Borghetti esteve neste sábado no Agroleite-2018, um dos maiores eventos do setor no Brasil, realizado pela Cooperativa Castrolanda, em Castro, nos Campos Gerais. Produtores e mais de 200 empresas dos ramos de nutrição, medicamentos, genética, máquinas, ordenhadeiras e sementes participaram do evento.

“O Agroleite é uma grande vitrine de um setor importante do agronegócio paranaense, que contribui com a economia do Estado e tem impacto social, com empregos e renda no campo”, afirmou a governadora. Ela lembrou que a atividade envolve 150 mil produtores e que o Paraná é o segundo maior produtor nacional e busca alcançar a primeira posição.

O Governo do Estado, afirmou Cida, apoia e incentiva a produção leiteira, com capacitação de técnicos e produtores e estímulo à inovação na cadeia. “O trabalho realizado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento contribui para elevar a produtividade e a qualidade do produto”, disse.

O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Francisco Simioni, disse que entre os projetos prioritários da está o do leite, que ganha destaque em produção com qualidade e produtividade. Em 2016, o Paraná produziu mais de 4,7 bilhões de litros de leite, atrás apenas de Minas Gerais. A região dos Campos Gerais representa 9% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná.

CONHECIMENTO – O objetivo da Agroleite é levar conhecimento aos produtores, por meio de palestras e fóruns técnicos, troca de informações com empresas e expositores do setor.

A posição como principal feira do setor no Brasil atrai expositores internacionais. Nesta edição participaram expositores dos Estados Unidos, Nova Zelândia e Espanha. O evento também recebeu visitantes da França, Argentina, Paraguai, Holanda e Japão. Para o gerente de Negócios Leite da Castrolanda, Eduardo Ribas, essa participação é importante para o plano de tornar o Agroleite o evento mais importante do setor na América Latina.

“Esperamos que após o Agroleite todos os nossos visitantes voltem para suas propriedades abastecidos de informações e soluções para tornar seus negócios mais rentáveis, seus rebanhos mais produtivos e com ideias para profissionalizar cada dia mais a gestão de suas fazendas”, afirma o presidente da Castrolanda, Frans Borg.