Navios da Marinha atraem
mais de dez mil pessoas
ao Porto de Paranaguá

As fragatas “Niterói” e “Liberal”, o Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” e a Corveta “Frontin”, atracaram pela primeira vez ao mesmo tempo em Paranaguá, trazendo, além das tripulações, os aspirantes da Escola Naval.
Publicação
29/01/2012 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

A possibilidade de visitar navios de guerra da Marinha do Brasil atraiu milhares de pessoas ao Porto de Paranaguá neste final de semana. Cerca de dez mil pessoas visitaram o porto entre sábado e domingo, aproveitando o bom tempo para conhecer as embarcações e o Porto.
Foi o caso da família Araújo, que saiu de Curitiba especialmente para visitar os navios da Marinha. O estudante Rodrigo Aparecido Araújo escutou no noticiário de televisão que os navios estariam abertos à visitação pública no final de semana e convenceu a família toda a fazer o passeio. “Eu e a minha mãe estávamos mais empolgados. Mas quando chegamos aqui, todo mundo gostou muito”, disse Rodrigo.
As fragatas “Niterói” e “Liberal”, o Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” e a Corveta “Frontin”, atracaram pela primeira vez ao mesmo tempo em Paranaguá, trazendo, além das tripulações, os aspirantes da Escola Naval. Os navios integram a Operação Aspirantex-12, que tem o propósito de realizar exercícios no mar de caráter militar, com a finalidade de aprimorar o treinamento e orientação dos aspirantes, bem como familiarizá-los com a vida no mar. As embarcações ficaram abertas ao público apenas neste sábado e domingo.
O gerente industrial Fabrício Wilbert, que vive com a família no Rio Grande do Sul, mas está passando férias em Curitiba, na casa de parentes, aproveitou para levar o filho de 5 anos para conhecer os navios de guerra. “Ficamos impressionados. Viemos atender um desejo de criança e a família toda gostou muito do passeio”, disse ele.
VISITAS – O Porto de Paranaguá é aberto à visitação pública nos finais de semana. Quem vem ao terminal pode conhecer a faixa de cais em um ônibus especial, acompanhado por monitores. Somente quando há navios da Marinha atracados no cais, são permitidas visitas à bordo. Em 2011, o Porto de Paranaguá recebeu 26 mil visitantes.

GALERIA DE IMAGENS