Na ExpoParanavaí, Cida destaca
a força do agronegócio do Paraná

A feira deve movimentar R$ 40 milhões em negócios como leilões de animais e comercialização de máquinas, equipamentos durante os dez dias do evento
Publicação
04/03/2017 - 10:10

Confira o áudio desta notícia

A governadora em exercício, Cida Borghetti, afirmou, sexta-feira (3), na abertura da 46ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí), que eventos voltados ao setor agropecuário e ao agronegócio estimulam ainda mais o mercado e funcionam como vitrines da produção paranaense para o Brasil e o mundo. "O Governo do Estado investe em ações e programas que melhorem as condições e facilitem o desenvolvimento da cadeia produtiva agrícola e pecuária em nosso estado. É um setor eficiente e fundamental para o crescimento da economia do Paraná. Gera empregos, renda e oportunidades, em especial, no interior", disse Cida Borghetti.
A governadora em exercício também listou investimentos realizados pelo Governo do Estado para o avanço do setor. "O governo investe na infraestrutura rodoviária, com obras de duplicação e melhorias nas estradas, aumentou a eficiência do Porto de Paranaguá, que hoje é considerado um dos melhores do país. Na outra ponta, temos linhas de crédito e financiamentos com juros baixos e acessíveis. São ações que ajudam os nossos produtores", enumerou. Projeções recentes apontam que o Paraná deve colher uma safra recorde de grãos, o que impulsionará toda a atividade agropecuária no estado.
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) prevê um crescimento de 6,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2017. “O resultado do Paraná no campo deve ser melhor do que a média brasileira", disse. Cida Borghetti visitou a feira acompanhada do prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Com estimativa de movimentar R$ 40 milhões em negócios, a ExpoParanavaí deve receber 200 mil visitantes durante os 10 dias de exposição. “O agronegócio sustenta a economia de Paranavaí e estamos otimistas com previsão de negócios entre as empresas participantes", afirmou o prefeito.
Também participaram da abertura, os secretários de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita, de Comunicação, Márcio Vilella, o deputado federal Toninho Wandscheer,o deputado estadual Anibelli Neto, o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto, e demais autoridades e lideranças locais.
FEIRA - Considerado um dos maiores eventos do agronegócio da região Noroeste do Paraná, a ExpoParanavaí terá leilões, palestras técnicas, vitrine rural, comercialização de máquinas e implementos agrícolas e outras oportunidades de negócios à disposição dos produtores rurais. Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a feira é o momento de oportunizar, além da festa, contatos e conhecimento. “O bom desempenho no agronegócio se deve a eventos como este, que viabilizam soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária. O agricultor percebe esses avanços e aplica no campo", disse.
A feira também apresenta o que há de mais atual em excelência genética e avanços da tecnologia. Devem ser comercializados aproximadamente 5 mil animais entre touros e gado de corte. O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, disse que a diretoria buscou proporcionar um ambiente favorável de vendas e aperfeiçoamento aos expositores e visitantes. "Incrementamos nossa programação de leilões, atraímos instituições financeiras, resgatamos antigos expositores que estavam afastados e vamos utilizar nosso centro de treinamento para cursos de geração de renda da Emater", afirmou.
PRESENÇA - O Governo do Estado também está presente na ExpoParanavaí. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento possui um estande no espaço Vitrine Rural, onde além do Núcleo Regional, estão as vinculadas Emater, Adapar e Iapar e a Ceasa de Maringá. Durante a feira, serão apresentados projetos estratégicos desenvolvidos na área de pecuária e fruticultura, cuidados de solo, normas e requisitos para cadastramento de agrotóxicos e plantio, além de outros programas e projetos desenvolvidos pela pasta. Há também estandes e estruturas do BRDE e Sanepar.

GALERIA DE IMAGENS