O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, apresentou nesta terça-feira (5), na Associação Comercial do Paraná, uma proposta para o estatuto da Agência de Internacionalização do Paraná. A entidade faz parte do programa Paraná Competitivo e tem o objetivo de aumentar a participação da economia e dos produtos paranaenses no mercado externo.
O texto é resultado de quatro reuniões entre membros do governo, iniciativa privada, federações, associações, consulados, câmaras de comércio e representantes do setor de comércio exterior. O documento apresentado por Ricardo Barros será analisado pelos participantes do encontro para a definição da redação final.
“Vamos aguardar as sugestões e orientações dos participantes. Na próxima reunião estaremos com o formato definido assim como os sócios e os patrocinadores da Agência”, explicou Ricardo Barros.
De acordo com o secretário, uma das principais metas da Agência será a consolidação de escritórios de representação do Paraná em outros estados e países. “Vamos criar a sinergia, estabelecer ações entre os diversos setores que hoje atuam no setor de comércio exterior para vender a marca Paraná nos mercados nacional e internacional”.
Em relação ao Mercosul, Ricardo Barros afirmou que o Paraná vai buscar novos negócios na região, mas também fortalecer os laços já estabelecidos. “Com a Agência vamos agregar informações sobre todos os acordos e termos assinados entre cidades e regiões no Mercosul e em outros mercados”.
O vice-presidente da ACP e coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Associação, Odone Martins, destacou a importância da criação de uma entidade que una o setor de comércio exterior. “Teremos um órgão para coordenar ações conjuntas e estabelecer melhores negócios para a economia paranaense”, disse ao citar que a ACP vai ao Paraguai nos próximos dias com uma missão formada por 32 empresários paranaenses.
A criação da agência faz parte do programa Paraná Competitivo, que tem o objetivo de tornar o estado mais atraente para investimentos nacionais e internacionais. O trabalho inclui também câmaras de comércio exterior, política fiscal, infraestrutura, desburocratização e qualificação de mão de obra.
O texto é resultado de quatro reuniões entre membros do governo, iniciativa privada, federações, associações, consulados, câmaras de comércio e representantes do setor de comércio exterior. O documento apresentado por Ricardo Barros será analisado pelos participantes do encontro para a definição da redação final.
“Vamos aguardar as sugestões e orientações dos participantes. Na próxima reunião estaremos com o formato definido assim como os sócios e os patrocinadores da Agência”, explicou Ricardo Barros.
De acordo com o secretário, uma das principais metas da Agência será a consolidação de escritórios de representação do Paraná em outros estados e países. “Vamos criar a sinergia, estabelecer ações entre os diversos setores que hoje atuam no setor de comércio exterior para vender a marca Paraná nos mercados nacional e internacional”.
Em relação ao Mercosul, Ricardo Barros afirmou que o Paraná vai buscar novos negócios na região, mas também fortalecer os laços já estabelecidos. “Com a Agência vamos agregar informações sobre todos os acordos e termos assinados entre cidades e regiões no Mercosul e em outros mercados”.
O vice-presidente da ACP e coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Associação, Odone Martins, destacou a importância da criação de uma entidade que una o setor de comércio exterior. “Teremos um órgão para coordenar ações conjuntas e estabelecer melhores negócios para a economia paranaense”, disse ao citar que a ACP vai ao Paraguai nos próximos dias com uma missão formada por 32 empresários paranaenses.
A criação da agência faz parte do programa Paraná Competitivo, que tem o objetivo de tornar o estado mais atraente para investimentos nacionais e internacionais. O trabalho inclui também câmaras de comércio exterior, política fiscal, infraestrutura, desburocratização e qualificação de mão de obra.