Mutirão de limpeza retira do Lago Jaboti 20 sacos de lixo

Atividade, em Apucarana, foi em comemoração ao Dia da Água. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Sanepar
Publicação
23/03/2011 - 19:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar participou na terça-feira (22), em Apucarana, do mutirão de limpeza no entorno do Lago Jaboti, cartão postal da cidade. Foram recolhidos 20 sacos cheios de lixo. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), em comemoração ao Dia Mundial da Água. O objetivo principal da atividade foi incentivar os freqüentadores da área a utilizar as mais de 50 lixeiras instaladas no local para mantê-lo limpo, preservando a água do lago.
O secretário do Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, João Batista Beltrame, disse que o trabalho alcançou o objetivo porque visitantes e pescadores foram orientados. “Infelizmente os visitantes do Jaboti vinham deixando sacolas, embalagens plásticas, PETs e latinhas como lembranças de sua passagem pelo local. Acreditamos que, com as novas lixeiras e com o trabalho de conscientização, o Jaboti deixará de ser vítima desta situação. A água aqui oferece com boa balneabilidade; o pedalinho é muito utilizado pelos turistas e é intensa a prática esportiva. Com a colaboração de todos, vamos melhorar ainda mais as condições do local”, comenta.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e gestor ambiental da Sanepar em Apucarana, Edson Denobi, participou do mutirão e reafirma os objetivos da ação. “Queremos dar o exemplo e incentivar a destinação correta dos resíduos. Anteriormente o lixo era jogado ao longo da barragem do lago, com as novas lixeiras esta prática deve ficar no passado”, destaca.
A ação no Lago Jaboti envolveu também equipes do Núcleo Regional de Educação e da Vigilância Sanitária, que orientaram sobre o Combate a Dengue.
CONTINUIDADE – O prefeito destaca que a atividade em comemoração ao Dia Mundial da Água faz parte do Programa de Governo Integrado “Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros”, que teve início neste mês e deve percorrer toda a cidade viabilizando melhorias estruturais e ambientais.
Ao todo serão cinco meses de atividades com especial atenção para o “bota-fora”; projeto que possibilita aos moradores limparem os seus quintais e colocar na rua tudo o que não serve mais. A prefeitura coleta o material e dá o destino final apropriado. “Lotamos 200 caminhões com o trabalho realizado até o momento”, informa.

GALERIA DE IMAGENS