Mutirão da Cidadania CIC tem vagas de empregos para a região

O serviço é prestado pela Agência do Trabalhador. São 140 vagas disponíveis na região e cerca 900 não preenchidas na Grande Curitiba, que também podem ser consultadas no Mutirão. Promovido pelo Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba, o evento oferece cerca de 200 serviços públicos gratuitos à população
Publicação
26/10/2017 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os moradores dos bairros Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Augusta, Riviera e São Miguel têm a oportunidade encontrar uma vaga perto de casa. O Mutirão da Cidadania CIC, realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, oferece o serviço de intermediação de emprego, com vagas segmentadas para a região. São 140 postos de trabalho disponíveis para todos os níveis de escolaridade e funções. Há vagas para pessoas sem experiência.

Além dos serviços relacionados a trabalho, o Mutirão da Cidadania, que prossegue até as 17 horas de sábado (28), reúne cerca de outros 200 serviços públicos entre orientações de saúde, emissão de RG, cadastro para os programas do governo e atividades culturais e recreativas. O Mutirão acontece UTFPR Neoville (antiga Siemens), na Cidade Industrial de Curitiba.

AUMENTA A CHANCE - O serviço de mediação de emprego é prestado pela Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça Trabalho e Direitos Humanos. O gerente da Agência, Rafael Santos, explicou que a segmentação das vagas aumenta a chance do trabalhador de ser contratado. “O trabalhador concorre com menos candidatos para vagas próximas a sua casa”, disse ele.

O trabalho da Agência consiste no serviço de mediação de mão de obra, com cadastro e consulta das vagas disponíveis para o perfil do candidato. Caso o trabalhador se interesse por uma vaga e preencha os pré-requisitos sai com a entrevista de emprego marcada.

Foi o que aconteceu com Diozeli Garcia, de 28 anos. Ele, que há três anos busca uma colocação no mercado de trabalho, saiu com a carta de recomendação em mãos. “Estou muito ansioso pela entrevista porque já estava perdendo as esperanças. Foi tudo muito rápido”, disse.

NA RMC - Além das vagas segmentadas, há cerca de outras 900 não preenchidas para a Grande Curitiba que também podem ser consultadas pelos candidatos do Mutirão. O soldador Getúlio Vargas comemorou ao saber. “Uma delas vai ser minha”, garantiu.

São distribuídas 350 senhas durante a quinta e sexta-feira. No sábado o serviço não funciona pois depende do sistema do Ministério do Trabalho que fica indisponível aos finais de semana. “Para cada vaga de emprego podemos encaminhar para a entrevista mais de um trabalhador”, explicou o gerente Rafael Santos

PRIMEIRO EMPREGO- De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, quem está buscando o primeiro emprego também tem grandes chances no Mutirão. “Temos vagas que não exigem experiência e que são ideias para o primeiro emprego ou para uma mudança de área. Boas oportunidades não faltam”, disse.

E é isso que espera o estudante João Álvaro Xavier, de 14 anos. Ele aproveitou o Mutirão para emitir sua primeira carteira de trabalho no stand ao lado ao da agência e com o número de protocolo em mãos foi verificar as vagas para menor aprendiz.. “Estou pensando no meu futuro”, afirmou.

O serviço de emissão de carteiras de trabalho é feito em conjunto a Fundação de Ação Social (FAS), da prefeitura de Curitiba. Segundo o diretor de Relações para Trabalho da entidade, Cesário Ferreira , serão atendidas 40 pessoas por dia e o documento será entregue no sábado. “Normalmente demora-se 8 dias para a entrega, mas estamos fazendo uma força tarefa no mutirão para entregar a carteira antes”, declarou.

Para a emissão da carteira de trabalho o interessado deve apresentar RG, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de residência e ter no mínimo 14 anos.

GALERIA DE IMAGENS