Museu Paranaense terá tarde de autógrafos com Jurandir Souza

O livro “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão” faz parte da coleção Teses do Museu Paranaense. O evento começa às 17h no auditório Loureiro Fernandes e a entrada é gratuita.
Publicação
19/02/2018 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Paranaense promove na sexta-feira (23) uma tarde de autógrafos do livro “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão”, com o autor Jurandir Souza. A obra faz parte da coleção Teses do Museu Paranaense. O evento começa às 17h no auditório Loureiro Fernandes e a entrada é gratuita.

O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr. explica que o museu tem como missão a preservação, divulgação da história, da cultura e do patrimônio do Paraná. “A publicação de livros aumenta bastante a possibilidade de que mais pessoas visualizem elementos da nossa história e conheçam a fundo alguns desses temas. Para o museu também é muito importante permanecer no cenário científico nacional e internacional com publicações deste nível”.

A publicação faz um panorama sobre as comunidades de descendentes negros no Paraná. No livro é retratada a história e as condições atuais da comunidade Varzeão, localizada no município de Dr. Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra já está disponível para download gratuitamente no site do museu.

SOBRE O AUTOR - Jurandir Souza é graduado em Ciências Sociais , mestre em Antropologia Social e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Seu foco sempre foi trabalhar com populações afrodescendentes de Curitiba e do Estado. Fez parte do grupo de trabalho Clóvis Moura, do Governo do Paraná (2008-2010), no mapeamento das comunidades quilombolas. Trabalhou no Setor de Antropologia do Museu Paranaense, entre 2012 e 2014, tendo atuado também na Coordenação das Relações Étnico-Raciais e no Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais.

Serviço
Tarde de autógrafos do livro “Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão, de Jurandir Souza
23 de fevereiro de 2018, às 17h
Auditório Loureiro Fernandes
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba/PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
http://www.museuparanaense.pr.gov.br
(41) 3304-3300

GALERIA DE IMAGENS