Municípios recebem veículos para
ações do Família Paranaense

Furgões adaptados serão usados em ações do programa para atender famílias de comunidades rurais isoladas. São beneficiados Ortigueira, Manoel Ribas e Nova Laranjeiras, que possuem comunidades indígenas e quilombolas
Publicação
28/08/2015 - 13:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entregou nesta sexta-feira (28), veículos para as prefeituras de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Ortigueira. A solenidade aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e contou com a presença dos prefeitos dos três municípios beneficiados, vereadores, gestores de assistência social e representantes dos comitês municipais do programa Família Paranaense.
Os três furgões adaptados da marca Renault serão usados em ações do programa Família Paranaense e funcionarão como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) volantes, para atender famílias que vivem em comunidades rurais e isoladas.
“Com essas unidades móveis, o Família Paranaense chegará a locais mais distantes dos municípios, em áreas de difícil acesso. Vamos alcançar famílias que não têm o costume de ir para as cidades. Esta é a mão do Governo do Estado estendida para a sociedade”, disse Fernanda Richa.
QUALIDADE E RESULTADOS - A secretária lembrou que em 2014 o Governo do Estado firmou um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para intensificar o Família Paranaense. Graças à qualidade estratégica e aos bons resultados alcançados, o programa foi escolhido pelo banco para ser apresentado em Brasília, durante um evento que será realizado no dia 15 de setembro. “Isso demonstra o reconhecimento do trabalho que temos realizado para a emancipação das famílias no Paraná”, ressaltou.
MUNICÍPIOS - Os critérios para a escolha dos municípios contemplados com os veículos foram a vulnerabilidade social das famílias e a presença de comunidades indígenas e quilombolas.
Para a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, o Família Paranaense tem contribuído muito para atender as famílias mais vulneráveis e o uso da unidade volante fortalecerá o trabalho de atendimento social. “Nossas localidades são bem distantes e com este veículo conseguiremos chegar às famílias que moram longe. Agradecemos à secretária Fernanda Richa, que está sempre preocupada com o atendimento das pessoas que mais precisam do apoio do poder público”, disse.
Ortigueira é um dos municípios que será contemplado com a construção de um Cras e de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dentro do programa Família Paranaense, com financiamento do BID.
O prefeito de Nova Laranjeiras, José Lineu Gomes, contou que o município possui a maior comunidade indígena do Estado. Ele lembrou que a secretária Fernanda Richa visitou Nova Laranjeiras no ano passado e entende os problemas existentes na região. “O Família Paranaense melhorou a vida as famílias excluídas. Hoje vamos às casas destas pessoas e percebemos a diferença”.
A prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Camilo, também considerou que o furgão será essencial para o trabalho de atendimento às famílias, já que o município é bastante extenso, possui uma grande população indígena e muitas famílias vivendo na área rural. “Atendemos principalmente mulheres e crianças, um trabalho importante. Hoje estamos sendo premiados com este veículo, e com ele conseguiremos atender todas as comunidades que mais precisam”.
CONTRAPARTIDA - Os veículos foram doados ao Governo do Estado pela Renault em junho de 2014, dentro do protocolo de intenções no qual a empresa se compromete a investir parte dos incentivos recebidos em ações de assistência social. Cada furgão teve um custo de R$ 143,5 mil e foi adaptado pela própria Renault. Além da pintura externa, foram equipados com toldo externo fixo; caixa de som com microfone; cadeiras dobráveis de alumínio; ar-condicionado portátil; notebook e impressora; cadeira secretária; cadeiras fixas; data show; telão pequeno e frigobar.
PROGRAMA – Ao todo, os três municípios possuem 2.495 famílias incluídas em uma ou mais modalidades do Família Paranaense. Destas, 2.373 recebem o complemento de renda do governo estadual, que é o Renda Família Paranaense. O valor investido no benefício repassado às famílias chega a R$ 978,7 mil.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS