As prefeituras do Paraná estão recebendo mais 36 máquinas pesadas para recuperação e manutenção de estradas rurais. Os equipamentos foram comprados com recursos da União (R$ 14,3 milhões) destinados pela bancada federal no Congresso. A vice-governadora Cida Borghetti e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanharam a entrega dos equipamentos nesta segunda-feira (5), em Curitiba.
Segundo Cida, os novos equipamentos se somam aos investimentos do Estado na melhoria da infraestrutura viária rural e do escoamento da produção agrícola.
“Os novos maquinários vão proporcionar o escoamento da nossa produção com mais fluidez e eficiência. Também aumentam a segurança para o transporte das crianças às escolas”, disse Cida.
Responsável pelas relações do Paraná em Brasília, Cida Borghetti destacou a integração do Governo do Estado com o Governo Federal e a bancada paranaense no Congresso. “O Paraná vem avançando muito na concretização de projetos em Brasília. Investimentos e parceria que geram desenvolvimento e oportunidade nos nossos municípios”.
MÁQUINAS - As máquinas fazem parte de um pacote de mais 500 equipamentos que vão beneficiar cerca de 300 municípios ainda este ano em todo o Estado. Nesta primeira fase foram entregues duas retroescavadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas, 21 motoniveldoras e um compactador. Foram investidos R$ 14,3 milhões.
“Esta entrega busca conceder a infraestrutura necessária para os municípios. O meio rural tem garantido a retomada de crescimento do Brasil, gerando emprego e oportunidades para o país. O Estado do Paraná é exemplo disto. Apenas teremos desenvolvimento pleno se envolvermos os municípios”, afirmou o ministro Helder Barbalho.
PATRULHAS - O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou a importância de investimentos que facilitem a escoação da produção e destacou o programa de Patrulhas Rurais do Governo do Estado.
“Temos uma ação de patrulhas para consórcios intermunicipais que cooperam com as prefeituras e são uma ajuda imprescindível para escoar produção de leite, frangos, grãos, entre outros. Manter estradas rurais funcionais é importante para a economia do Paraná que teve a melhor safra da história de 2017”.
MUNICÍPIOS - De acordo com o prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, os maquinários vão ajudar a renovar a frota dos municípios que não possuem recursos para a compra de equipamentos novos.
“Temos mais de 70% de área rural com produção de tabaco e diariamente precisamos fazer a manutenção das estradas para escoamento da produção, além é claro de acessibilidade no transporte escolar”, disse.
Os municípios beneficiados com esta primeira entrega de equipamentos são Prado Ferreira, Céu Azul, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Tibagi, Planaltina do Paraná, Tunas do Paraná, Marmeleiro, Missal, Santa Terezinha do Itaipu, Astorga, Paraíso do Norte, Catanduvas, Rebouças, Palmital, Nova Aurora, Pinhão, Tibagi, Chopinzinho, Marialva, Cascavel, Castro, Umuarama, Rosário do Ivaí, Almirante Tamandaré, Andirá, Castro, Irati, Paulo Frontin, Cruz Machado, Quitandinha, São João do Triunfo e Querência do Norte.
PRESENÇAS - Acompanharam as entregas o ministro da Saúde, Ricardo Barros; os deputados federais Toninho Wandscheer, Osmar Serraglio, Sérgio Souza, Sandro Alex, Diego Garcia, Aliel Machado, Christiane Yared, Dilceu Sperafico e Fernando Francischini; o deputado estadual José Carlos Schiavinato, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Félix; o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski (Tino); e demais prefeitos, vereadores e lideranças políticas.