Municípios do Norte recebem vans para a assistência social

Veículos repassados pela Renault à Secretaria da Família serão usados para atender pessoas que moram em comunidades distantes de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
04/07/2018 - 17:40

Moradores dos municípios de Faxinal e Santa Cecília do Pavão, no Norte do Estado, contam com mais estrutura para a assistência social. A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social entregou duas vans, de 16 lugares cada, para atender comunidades que vivem em assentamentos ou áreas rurais e, também, para garantir o acesso da população aos equipamentos da rede socioassistencial.

Os veículos foram doados pela Renault como contrapartida ao programa Paraná Competitivo, que apoia tanto o novo investidor quanto empresas já estabelecidas que promovam expansão em seus negócios.

“Com veículos vindos dessa parceria, atendemos as cidades que têm vasta região territorial e que não possuem condições de atender as famílias que se encontram nesses locais”, destaca a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

DESENVOLVIMENTO – Os municípios que receberam os veículos têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o acesso da população aos equipamentos públicos também é deficitário. Para o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, o veículo fortalece os programas socioassistenciais e possibilita que mais cidadãos utilizem os serviços da rede.

“É um veículo importante para que a gente possa fortalecer os programas socioassistenciais no município. Santa Cecília do Pavão é um dos municípios prioritários do Família Paranaense e temos desenvolvido trabalho de enfrentamento à desigualdade para conseguirmos tirar as famílias da situação de vulnerabilidade”.

Em Faxinal, a van vai atender comunidades locais, como Faxinalzinho e Três Barras. “O veículo vai oferecer qualidade de vida à população, juntamente com outros programas sociais já existentes no município”, salienta o prefeito da cidade, Ylson Cantagallo.

PARCERIA – O diretor de Relações Institucionais da Renault, Marcus Vinicius Aguiar, explica que a parceria de longa data com o Estado possibilita a doação de veículos para a Secretaria da Família e o repasse para os municípios. “Os veículos entregues são originais, com 16 lugares, para o transporte de famílias, crianças e da comunidade local”, destaca.

Para este ano, há previsão de entrega de novos veículos. “Onze veículos que serão transformados em escritórios para atender o Estado e as comunidades”, complementa Aguiar.

A Renault já repassou à Secretaria da Família 28 veículos modelo Master adaptados para uso no programa Família Paranaense pelos municípios, um veículo não adaptado para Sapopema, um furgão para Irati destinado a pessoas com deficiência e outro repassado para o Hospital Erasto Gaertner. Cada um tem custo estimado de cerca de R$ 170 mil.