Municípios do Noroeste
recebem Centros de
Referência em Assistência Social

Rondon, Gaporema e São Carlos do Ivaí poderão fortalecer a proteção social básica de famílias em situação de vulnerabilidade
Publicação
26/06/2014 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado ampliou a rede proteção social básica do Paraná com a inauguração de mais três Centros de Referência em Assistência Social (Cras). As unidades foram entregues nesta quinta-feira (26) pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, aos municípios de Rondon, Guaporema e São Carlos do Ivaí, na região noroeste do Estado.
O investimento nas obras totalizou R$ 654,6 mil, recurso do Fundo Estadual de Assistência Estadual (Feas) aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
Fernanda Richa destacou a importância das unidades para a eficácia do trabalho social realizado nos municípios. “Os centros são porta de entrada para a mudança de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. Nestes espaços elas têm acesso aos benefícios e programas sociais que vão ajudá-las a melhorar sua condição de vida”, explicou.
Cada unidade inaugurada terá capacidade para atender 500 famílias anualmente, oferecendo serviços de proteção social básica. O trabalho social com as famílias é realizado no Cras por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
O objetivo deste serviço é assegurar que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham atendimento e acompanhamento de técnicos especializados para os encaminhamentos necessários.
FORTALECER - Para o prefeito de Rondon, Roberto Corredato, a inauguração da nova sede do Cras vai fortalecer a rede de proteção social no município. “Com este novo prédio, poderemos oferecer um atendimento mais qualificado às famílias”.
O prefeito de Guaporema, Marcão Barranco, também comemorou a conquista. Segundo ele, com o novo Cras será possível melhorar a estrutura das equipes e, com isso, atender melhor as famílias vulneráveis do município.
Paulo Francisco Marinho Dutra, prefeito de São Carlos do Ivaí, destacou a importância da atuação integrada entre o Estado e o município. “Com a união de esforços podemos alcançar mais famílias e garantir melhor qualidade de vida para nossa população”.
EXPANSÃO – Em três anos, o Governo do Estado construiu 37 Cras. Segundo diretrizes do Sistema Único de Assistência Social cada município brasileiro deve possuir no mínimo um Cras em condições adequadas para atender às famílias no seu território de abrangência.
No Paraná os centros estão presentes nos 399 municípios, totalizando 547 unidades localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Desde 2011, foram destinados R$ 38,9 milhões em recursos para a construção de novos Cras.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS