Município de Ubiratã lança
edital para serviços de
comunicação de dados

O edital segue o modelo técnico do programa Rede 399, que tem o objetivo de disseminar o uso da internet em todo o Paraná. As propostas das empresas interessadas serão recebidas até 19 de dezembro.
Publicação
04/12/2014 - 14:24
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O município de Ubiratã, na região Centro-Oeste do Estado, lançou nesta quarta-feira (03) o edital referenciado pelo modelo técnico do Programa Rede399, que incentiva a inovação dos serviços municipais. O pregão presencial 297/2014, processo 2449/2014, é realizado para a contratação de uma empresa que prestará serviços de comunicação de dados, formação de redes privadas e acesso à Internet.
O serviço contratado será prestado pelo prazo de 24 meses e o provedor deve fornecer a rede, o material e a mão de obra necessários para a instalação. A apresentação de orçamento, os recursos financeiros e o modelo de contratação são de responsabilidade do município.
“O objetivo do Programa é disseminar o uso da Internet banda larga no Estado por meio do incentivo aos pequenos provedores, através da desoneração fiscal de equipamentos para a implantação e, com isso, expandir a infraestrutura de telecomunicações em todo o Paraná. Esta é uma oportunidade de negócio para os provedores locais”, lembra a secretária Especial para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori.
Pelo edital, serão interligadas 39 Unidades de Interesse Municipal com velocidades de 50, 100 e 1000 Mbps, que enviarão dados entre os órgãos da prefeitura. Também consta no edital um link de internet de 100 Mbps para navegação. O edital pode ser acessado em www.ubirata.pr.gov.br e o prazo para recebimento das propostas é 19 de dezembro.
No modelo apresentado, destacam-se a alta velocidade de banda, o baixo valor na rede MPLS, a equivalência de custo (valor mensal equivale ao gasto atual com telefonia do município hoje) e prazo de entrega da rede em fibra ótica, com aproximadamente 10 quilômetros.
REDE 399 – O Programa Rede399, coordenado pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, com a parceria da Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), tem o objetivo de disseminar o uso de Internet banda larga em todo o Paraná. Para isso, há um conjunto de ações que beneficiam os municípios e os cidadãos por meio da integração de redes de cada cidade, propiciando uma melhora na gestão pública e a entrega de serviços à população.
Um pacote de incentivos fiscais permite que o provedor/fornecedor possa adquirir equipamentos com deferimento fiscal e, com isso, reduzir os custos para o município participante.
Quatro municípios estão na fase apresentação de orçamento – Balsa Nova, Jaguapitã, Juranda e Terra Boa. O município de Turvo se prepara se para iniciar a licitação conforme o modelo proposto pelo Programa. Para mais informações, acesse o site www.rede399.pr.gov.br.