A movimentação de mercadorias pelos Portos de Paranaguá e Antonina cresceu 10% nos cinco primeiros meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, fechando em 16,2 milhões de toneladas movimentadas até agora. Os números foram apresentados pela superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) nesta quinta-feira (16), durante a reunião mensal do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP), por meio do Relatório Gerencial Operacional do Porto, relativo ao mês de maio.
Considerando apenas a exportação de granéis sólidos (soja, milho, farelo de soja, trigo e açúcar), de janeiro a maio, foram 6,7 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá. De acordo com o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, a produtividade na exportação de granéis por berço de atracação, no período, foi de 1,5 milhão de toneladas, 70% maior do que a produtividade por berço atingida em Santos: 880 mil toneladas.
Dos 20 berços de atracação existentes no Porto de Paranaguá, cinco carregam exclusivamente granéis. Em Santos, dos 64 berços de atracação, 13 são dedicados a este tipo de operação.
“Quando se faz comparativos entre portos, precisamos comparar portos com características semelhantes. Santos está dentro da nossa realidade e, comparando nossos números com os deles vemos que, nos berços de granel, Santos fez 880 mil toneladas por berço e nós, 1,5 milhão por berço. Nossa performance é bastante superior à de Santos e muito adequada, apesar dos equipamentos que dispomos atualmente”, explica Maron.
O superintendente da Appa destacou ainda que a perspectiva é de crescimento ainda maior na produtividade num futuro próximo, com a execução dos projetos de ampliação do Porto, que passará a ter 32 berços de atracação.
“Ao término da execução dos projetos, dobraremos a atual capacidade nominal do Corredor de Exportação, de 9 mil toneladas/hora, para 18 mil toneladas/hora. Nos outros dois berços que movimentam granéis, vamos também dobrar a capacidade nominal de movimentação com a instalação de novos shiploaders”, disse.
A partir desta semana, a apresentação do relatório gerencial passa integrar a pauta de trabalhos de todas as reuniões do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá. De acordo com o presidente do CAP, Antônio Alfredo Matthiesen, a apresentação do relatório é importante porque demonstra à comunidade portuária os avanços e a evolução do Porto.
“Sem dúvida nenhuma Paranaguá tem mostrado sua eficiência em números, com destaque para a produtividade dos berços em comparação com Santos. É importante lembrar ainda que a modernização destes equipamentos já está nos planos de investimentos do Porto de Paranaguá”, afirmou.
VEÍCULOS – Além dos granéis, outro destaque foi a movimentação de veículos. Até maio, o Porto de Paranaguá movimentou – entre exportações e importações – 75 mil unidades, atingindo um aumento de 31% em relação à quantidade movimentada no mesmo período do ano passado.
Hoje, o Porto de Paranaguá tem capacidade para 12 mil veículos, em dois pátios, e está trabalhando no processo de alfandegamento de um terceiro pátio, que vai permitir um acréscimo de 21% na capacidade de armazenagem deste tipo de produto.
Considerando apenas a exportação de granéis sólidos (soja, milho, farelo de soja, trigo e açúcar), de janeiro a maio, foram 6,7 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá. De acordo com o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, a produtividade na exportação de granéis por berço de atracação, no período, foi de 1,5 milhão de toneladas, 70% maior do que a produtividade por berço atingida em Santos: 880 mil toneladas.
Dos 20 berços de atracação existentes no Porto de Paranaguá, cinco carregam exclusivamente granéis. Em Santos, dos 64 berços de atracação, 13 são dedicados a este tipo de operação.
“Quando se faz comparativos entre portos, precisamos comparar portos com características semelhantes. Santos está dentro da nossa realidade e, comparando nossos números com os deles vemos que, nos berços de granel, Santos fez 880 mil toneladas por berço e nós, 1,5 milhão por berço. Nossa performance é bastante superior à de Santos e muito adequada, apesar dos equipamentos que dispomos atualmente”, explica Maron.
O superintendente da Appa destacou ainda que a perspectiva é de crescimento ainda maior na produtividade num futuro próximo, com a execução dos projetos de ampliação do Porto, que passará a ter 32 berços de atracação.
“Ao término da execução dos projetos, dobraremos a atual capacidade nominal do Corredor de Exportação, de 9 mil toneladas/hora, para 18 mil toneladas/hora. Nos outros dois berços que movimentam granéis, vamos também dobrar a capacidade nominal de movimentação com a instalação de novos shiploaders”, disse.
A partir desta semana, a apresentação do relatório gerencial passa integrar a pauta de trabalhos de todas as reuniões do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá. De acordo com o presidente do CAP, Antônio Alfredo Matthiesen, a apresentação do relatório é importante porque demonstra à comunidade portuária os avanços e a evolução do Porto.
“Sem dúvida nenhuma Paranaguá tem mostrado sua eficiência em números, com destaque para a produtividade dos berços em comparação com Santos. É importante lembrar ainda que a modernização destes equipamentos já está nos planos de investimentos do Porto de Paranaguá”, afirmou.
VEÍCULOS – Além dos granéis, outro destaque foi a movimentação de veículos. Até maio, o Porto de Paranaguá movimentou – entre exportações e importações – 75 mil unidades, atingindo um aumento de 31% em relação à quantidade movimentada no mesmo período do ano passado.
Hoje, o Porto de Paranaguá tem capacidade para 12 mil veículos, em dois pátios, e está trabalhando no processo de alfandegamento de um terceiro pátio, que vai permitir um acréscimo de 21% na capacidade de armazenagem deste tipo de produto.