Mostra resgata história do Instituto de Educação Erasmo Pilotto

Acervo elaborado por estudantes conta com uniformes dos anos 1950 até os dias de hoje, materiais pedagógicos, brinquedos antigos, documentos, fotografias e registros históricos, além de galerias que retratam as mudanças estruturais no prédio.
Publicação
07/12/2017 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As alunas do segundo ano do curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, de Curitiba, abriram nesta quinta-feira (7), no Museu da Escola Paranaense, na Capital, a exposição patrimonial material e imaterial da instituição.

O trabalho pode ser visto até o dia 30 de janeiro. Em seguida o material irá compor o acervo histórico da escola, no centro de memória próprio.

Quem for a Museu da Escola Paranaense fará uma viagem histórica que conta parte da evolução da educação pública na cidade de Curitiba. O acervo elaborado pelas estudantes conta com uniformes dos anos 1950 até os dias de hoje, materiais pedagógicos, brinquedos antigos, documentos, fotografias e registros históricos, além de galerias que retratam as mudanças estruturais no prédio.

“É importante que o aluno se sinta pertencente à escola em que estuda e através desse resgate histórico o aluno acaba se encontrando. Com isso as alunas começam a observar que o museu é um espaço de pesquisa. A proposta da exposição é essa, é mostrar para a comunidade escolar o que aconteceu no Instituto nesses 140 anos”, explicou o coordenador do museu, Cláudio Luís Nascimento Ogliari.

A aluna Maria Isabel Dybax, 16 anos, participou junto com as colegas da pesquisa sobre as ex-diretoras que comandaram o Instituto de Educação. “A nossa pesquisa é importante para resgatar e destacar o papel da mulher na educação. O nosso colégio tem 140 anos e só teve seis diretoras mulheres, contando com a atual. Foi uma pesquisa muito interessante porque descobrimos um pouco da história e da contribuição de cada para a educação em nossa escola e no Paraná”, disse Maria.

A mostra conta com oito salas temáticas: uniformes de época, salas de aprendizados, materiais didáticos e jogos pedagógicos, brinquedoteca, folclore, galeria com fotos de ex-diretoras da instituição, galeria de fotos da estrutura do prédio e acervo documental.

“O laboratório atendia crianças que apresentavam dificuldade de aprendizado em sala de aula. Essas crianças eram encaminhadas para aulas particulares com metodologia diferenciadas por meio de atividades práticas para que eles conseguissem acompanhar os conteúdos normalmente”, explicou a estudante Bianca Rodrigues Boeira, de 16 anos.

Bianca e as colegas pesquisaram sobre Laboratório de Aprendizagem no arquivo da escola. “Ali encontramos informações que contribuíram para nossa pesquisa, como a frequência dos professores e as metodologias que eram usadas naquela época”, disse.

O trabalho é resultado das atividades práticas exigidas pelo currículo do curso. Entre elas estão visitas a museus para conhecer a história de Curitiba, das escolas públicas do Estado e seus centros de memória.

Entre os meses de abril e agosto, as alunas participaram de uma capacitação de 16 horas sobre o resgate histórico patrimonial da educação oferecida pelo Museu da Escola Paranaense. Na formação as estudantes estudaram questões relacionadas aos centros de memória das escolas públicas paranaenses, preservação patrimonial material e imaterial entre outros temas.

“A formação deu toda a fundamentação teórica para a nossa pesquisa. Como resultado podemos documentar a evolução dos uniformes que eram usados em épocas diferentes em nossa escola”, afirmou a aluna Amanda Raquel Alves dos Santos, também de 16 anos.

HISTÓRICO - Em 1876, o Instituto foi criado com o nome de Escola Normal de Curitiba. Torna-se Instituto de Educação do Paraná apenas em 1922 e passa ocupar a atual sede na Rua Emiliano Perneta, no Centro da capital paranaense. Em 1994, o prédio é tombado como patrimônio histórico. Três anos depois recebe a denominação de Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, uma homenagem ao ex-secretário da Educação do Paraná.

SERVIÇO: Exposição patrimonial do Instituto de Educação Erasmo Pilotto.

Data:  Aberta até o dia 30 de janeiro de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Local:  Rua Bispo Dom José, 2006 – Curitiba – Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS