As obras de construção de duas trincheiras na BR-376, no perímetro urbano de Sarandi, região metropolitana de Maringá, animam os moradores do município. Em etapa final, as trincheiras da avenida Deputado Borsari Neto e da avenida Londrina atingiram 90% dos serviços executados e despertam a curiosidade de quem passa pelo local.
A imponência das paredes laterais e a construção do novo asfalto da rodovia, que irá separar o tráfego urbano do rodoviário, mudaram a paisagem da região. Morador de Sarandi há mais de 40 anos, o aposentado Angelo Império passa todos os dias pelo local de bicicleta. Ele disse que é uma das maiores conquistas da história do município. “Essa obra vai mudar a nossa vida. É uma região com um trânsito muito complicado, a população sofre muito. Estamos ansiosos para que liberem as duas trincheiras, o povo de Sarandi está muito feliz”, declarou.
A BR-376 é a principal ligação entre as cidades de Mandaguari, Marialva e Sarandi com Maringá. Por dia passam cerca de 30 mil veículos pelo trecho entre Sarandi e Maringá. A rodovia também é um dos principais corredores rodoviários para o escoamento das safras e produtos do Noroeste do Estado. Quando estiverem concluídas, as obras vão beneficiar cerca de 600 mil moradores da região.
LIBERADO - Na última semana, a concessionária Viapar, responsável pela execução das obras, liberou o trânsito por baixo da trincheira em meia pista, no sentido Londrina. Para quem segue sentido Maringá, o tráfego continua sendo desviado pelas marginais da rodovia, já que as equipes de trabalho ainda executam os últimos serviços de pavimentação, construção das barreiras de proteção e sinalização (pintura das faixas).
CRONOGRAMA – O trabalho na parte superior das duas trincheiras também estão em fase final. Na trincheira da Borsari Neto, os serviços na estrutura já foram concluídos, restando apenas serviços complementares de sinalização. O ponto, inclusive, se tornou uma área de observação dos moradores que utilizam o local para observar as outras áreas em obras.
Já na trincheira sobre a avenida Londrina estão sendo feitos os últimos serviços e reparos na estrutura para a liberação. Máquinas trabalham no local e o acesso é restrito aos trabalhadores.
DESAFOGAR - “A liberação das trincheiras irá desafogar consideravelmente o trânsito e facilitar a vida dos moradores. Estas obras são resultado dos estudos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) que junto com o departamento de engenharia da concessionária detectou a necessidade de intervenções para acabar com os congestionamentos e riscos de acidentes na região”, afirma o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
Com investimento de R$ 40 milhões, a previsão da concessionária Viapar é que todo o trecho seja entregue até o fim do ano. Todas as etapas são aprovadas e fiscalizadas pelo DER-PR.
A imponência das paredes laterais e a construção do novo asfalto da rodovia, que irá separar o tráfego urbano do rodoviário, mudaram a paisagem da região. Morador de Sarandi há mais de 40 anos, o aposentado Angelo Império passa todos os dias pelo local de bicicleta. Ele disse que é uma das maiores conquistas da história do município. “Essa obra vai mudar a nossa vida. É uma região com um trânsito muito complicado, a população sofre muito. Estamos ansiosos para que liberem as duas trincheiras, o povo de Sarandi está muito feliz”, declarou.
A BR-376 é a principal ligação entre as cidades de Mandaguari, Marialva e Sarandi com Maringá. Por dia passam cerca de 30 mil veículos pelo trecho entre Sarandi e Maringá. A rodovia também é um dos principais corredores rodoviários para o escoamento das safras e produtos do Noroeste do Estado. Quando estiverem concluídas, as obras vão beneficiar cerca de 600 mil moradores da região.
LIBERADO - Na última semana, a concessionária Viapar, responsável pela execução das obras, liberou o trânsito por baixo da trincheira em meia pista, no sentido Londrina. Para quem segue sentido Maringá, o tráfego continua sendo desviado pelas marginais da rodovia, já que as equipes de trabalho ainda executam os últimos serviços de pavimentação, construção das barreiras de proteção e sinalização (pintura das faixas).
CRONOGRAMA – O trabalho na parte superior das duas trincheiras também estão em fase final. Na trincheira da Borsari Neto, os serviços na estrutura já foram concluídos, restando apenas serviços complementares de sinalização. O ponto, inclusive, se tornou uma área de observação dos moradores que utilizam o local para observar as outras áreas em obras.
Já na trincheira sobre a avenida Londrina estão sendo feitos os últimos serviços e reparos na estrutura para a liberação. Máquinas trabalham no local e o acesso é restrito aos trabalhadores.
DESAFOGAR - “A liberação das trincheiras irá desafogar consideravelmente o trânsito e facilitar a vida dos moradores. Estas obras são resultado dos estudos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) que junto com o departamento de engenharia da concessionária detectou a necessidade de intervenções para acabar com os congestionamentos e riscos de acidentes na região”, afirma o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
Com investimento de R$ 40 milhões, a previsão da concessionária Viapar é que todo o trecho seja entregue até o fim do ano. Todas as etapas são aprovadas e fiscalizadas pelo DER-PR.