Missão coordenada por Richa chega a
Pequim e se reúne com diretoria da Foton

Governador reforçou o interesse do Paraná na implantação de uma fábrica de automóveis e caminhões da empresa no Estado
Publicação
15/10/2015 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A comitiva liderada pelo governador Beto Richa chegou nesta quinta-feira (15) à capital chinesa, Pequim, onde foi recepcionada pelo novo embaixador brasileiro na China, Roberto Jaguaribe. O governador e a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foram as primeiras autoridades recebidas pelo embaixador, que assumiu o posto há uma semana depois de comandar por cinco anos a embaixada do Brasil na Inglaterra.
Richa apresentou a Jaguaribe os objetivos da missão internacional, que é o de buscar novas frentes de mercado e investimentos para o Paraná na China, e recebeu o apoio do embaixador. Em seguida, a comitiva se reuniu com o presidente-sênior da montadora Foton, Ma Rentao, e com o vice-presidente de Negócios para Veículos de Passageiros, Dai Hongkai, para reforçar o interesse do Paraná na implantação de uma fábrica de automóveis e caminhões da empresa no Estado.
“O atual ciclo de industrialização do Paraná foi constituído com capitais europeus, japoneses, sul-americanos e norte-americanos, além dos investimentos feitos por empresas nacionais. Tenho muita esperança de que, após a nossa visita a este País, os capitais produtivos de empresas chinesas se juntem aos investimentos industriais em curso no Estado”, disse Richa.
O governador afirmou estar impressionado com os padrões tecnológicos da planta industrial visitada pela comitiva paranaense. "Não por acaso, a China se tornou a segunda maior economia do planeta em tão curto espaço de tempo", disse ele.
As discussões entre o Governo do Estado e a companhia chinesa começaram em março deste ano, com a missão do presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, à China. Em junho, executivos da Foton estiveram no Paraná para conhecer os potenciais parceiros no Estado, sendo recebidos pelo governador Beto Richa.
A empresa estabeleceu, recentemente, uma fábrica de caminhões pesados no Rio Grande do Sul.
EMPRESA – Fundada em 1996, a Beiqi Foton Motor Co Ltd, produz caminhões, ônibus, SUVs, pick-ups, minivans e máquinas agrícolas. Tem joint ventures com outras empresas automotivas, como a Daimler AG e a Cummings Engines. A Foton é a maior fabricante de caminhões da China e está na 43.a posição entre as maiores empresas daquele país. Conta com 29 mil funcionários.
A montadora tem unidades em cinco países e exporta para outros 125, além de contar com centros de pesquisa e desenvolvimento no Japão, Alemanha, Taiwan e Filipinas. A companhia quer se tornar, até 2020, uma das dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, com o estabelecimento de unidades fabris em países como o Brasil, Rússia, México, Índia e Indonésia.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS