Militar que resgatou crianças na
Tailândia participa de seminário

Apakorn Yukongkaew apresentou a experiência em salvamento para mais de três mil profissionais entre policiais e bombeiros militares em evento em Foz do Iguaçu
24/11/2018 - 17:50

O contra-almirante da Marinha Real Tailandesa Apakorn Yukongkaew, responsável pelo resgate de 12 crianças que estavam presas em uma caverna no norte da Tailândia, em julho deste ano, foi a estrela do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).

Apakorn  está na América Latina pela primeira vez a convite Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná, que está promovendo o evento, em Foz do Iguaçu. Na manhã desta sexta-feira (23/11) ele ministrou uma palestra para um auditório lotado por mais de três mil profissionais de segurança pública, entre policiais e bombeiros militares.

“Convidamos o contra-almirante para conhecer e aprender com as experiências deles no que compete a buscas e salvamentos, pois o resgate na caverna foi muito difícil de resolver. Muitos consideravam impossível e o mundo se surpreendeu quando todos foram salvos", explica o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Edmilson de Barros.

A palestra do contra-almirante da Marinha Real da Tailândia abordou com riqueza de detalhes e muita emoção a operação que sensibilizou o mundo com o dramático resgate de 12 adolescentes e o técnico de futebol do grupo. Eles ficaram presos em uma caverna por duas semanas, em julho deste ano na Tailândia.

“Estou muito feliz por estar aqui, é a primeira vez que venho à América do Sul e especificamente ao Brasil, para contar como foi o resgate na caverna de Tham Luang. Fiquei muito honrado pelo convite feito diretamente pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e por isso aceitei imediatamente. Foi com muita honra que vim dividir como fazer resgate naquele tipo de ambiente”, disse o contra-almirante.

O coronel Edimilson de Barros expôs a satisfação do Corpo de Bombeiros em ser a primeira instituição no Brasil a receber Apakorn . “O Estado do Paraná, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros são destaques em diversas ações e atividades no Brasil. Neste momento saímos na frente novamente trazendo este profissional singular para dividir com os bombeiros brasileiros o conhecimento e a experiência, no resgate que comoveu o mundo”, disse Barros.

Apakorn  tem 29 anos de serviço na ativa da Marinha Real Tailandesa. Passou por diversos setores e atualmente atua na Inteligência da Marinha. Ele trouxe diversas imagens e vídeos que ilustraram com mais dinamismo e realidade os desafios enfrentados pelas equipes de resgate na caverna de Tham Luang.

Segundo ele, os principais desafios para concretizar o socorro eram os obstáculos naturais. O grupo de adolescentes estava em uma câmara da caverna sem alimentos e com o acesso totalmente inundado. “Os mergulhadores da Marinha Tailandesa foram essenciais e se desdobraram para chegar até as vítimas. Devido à longa distância da superfície [cerca de 4 quilômetros] o trabalho se estendeu por dias, até que todos fossem retirados com vida”, relatou o oficial tailandês.

“Os bombeiros militares brasileiros ficaram impressionados com a logística e complexidade da operação”, revelou o coronel do Corpo de Bombeiros paranaense, coronel Barros.

HOMENAGEM - Um dos momentos mais emocionantes da palestra foi uma homenagem ao mergulhador aposentado pela Marinha Real Tailandesa Saman Gunan, de 38 anos, que era voluntário na operação e morreu durante uma tentativa de levar cilindros de oxigênio para o ponto da caverna onde os garotos estavam. A pedido do coronel Barros a platéia fez um minuto de silêncio, em respeito ao sacrifício do ex-militar.

Ao final da palestra houve a troca de presentes entre o coronel Barros e o contra-almirante tailandês como gesto de fraternidade e integração entre o Brasil e o país asiático. Apakorn  recebeu ainda a medalha mérito XVIII SENABOM 2018.