Metodologia inédita capacita
5,2 mil conselheiros
tutelares no Paraná

As duas primeiras turmas tiveram aula inaugural nesta quarta-feira (12), em Curitiba; as demais serão treinadas até o final do primeiro semestre de 2013
Publicação
12/12/2012 - 19:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social iniciou uma capacitação com metodologia inédita de formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente. O diferencial do treinamento é que acontecerá em polos microrregionais e será dividido em quatro diferentes níveis.
As duas primeiras turmas com 64 conselheiros tiveram aula inaugural nesta quarta-feira (12), em Curitiba. Até o final do primeiro semestre de 2013, 5,2 mil conselheiros tutelares e municipais serão capacitados em todo Estado.
Segundo a coordenadora da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Márcia Santos, o foco do curso será a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e as rotinas de intervenção dos conselhos. “Estamos qualificando os conselheiros para que sua atuação, no exercício de suas atribuições, seja consciente e principalmente eficiente”, afirma.
Os níveis de capacitação serão Inicial e Avançado, para conselheiros tutelares e também para conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente, com carga horária de 56 horas em cada um dos estágios. Para cada um dos 413 conselhos tutelares de todo Estado, serão ofertadas duas vagas para o nível Inicial e três para o Avançado. Já para os 399 Conselhos Municipais serão quatro vagas tanto para o Inicial quanto para o Avançado.
DINÂMICA - Durante o processo de aprendizado, os alunos terão à disposição um portal que servirá de apoio e abastecerá de informação os conselheiros. O espaço virtual terá hospedagem de fóruns de discussão, textos de apoio, filmes, músicas e outros recursos.
“Essas ferramentas foram criadas para enriquecer os conteúdos trabalhados em sala de aula e contará com uma equipe de manutenção, além de profissionais que darão suporte técnico aos debates e dúvidas que surgirem, por exemplo, nos fóruns de discussão”, destaca Márcia Santos.
Os alunos também receberão material de apoio - quatro cadernos didáticos, sendo um para cada módulo do curso e um caderno de orientações gerais - elaborado pelas instituições de ensino superior parceiras.
O treinamento foi viabilizado pela Unidade Técnica da Política da Criança e do Adolescente da Seds com recursos de R$ 1,6 milhão do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia) liberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) com a parceria das Universidades Estaduais do Centro-Oeste, de Londrina, de Maringá, do Norte, de Ponta Grossa e do Oeste do Paraná, além da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
PARTICIPAÇÃO - As inscrições para as futuras turmas serão efetuadas pelas Universidades Estaduais e pelos Escritórios Regionais da Secretaria da Família (www.familia.pr.gov.br). Os municípios receberão o contato das equipes técnicas regionais para fornecer os dados dos conselheiros que participarão das capacitações.

GALERIA DE IMAGENS