Merendeiras das escolas estaduais passam por nova capacitação

O curso Formação em Alimentação Escolar é ofertado gratuitamente na modalidade a distância e deve atender todos os profissionais que trabalham nas cozinhas das 2,1 mil escolas estaduais
Publicação
15/06/2016 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, capacita de forma continuada as merendeiras e merendeiros da rede estadual de ensino. O curso Formação em Alimentação Escolar é ofertado gratuitamente na modalidade a distância e deve atender todos os profissionais que trabalham nas cozinhas das 2,1 mil escolas estaduais.
Os profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos cardápios escolares e monitoramento dos alimentos que chegam às unidades também podem participar. O curso tem duração de 24 horas e conta para avanço no plano de carreira desses profissionais. A ação também faz parte do item três do programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria da Educação, que prevê a oferta de cursos para a formação continuada aos profissionais da educação aliados aos planos de ação da pasta.
Desde 2014, quando iniciou a formação, mais de 2,1 mil profissionais já concluíram a capacitação. Até 2017, todos os cozinheiros e cozinheiras que atuam na rede estadual de ensino devem concluir o curso. “A capacitação é dividida em quatro módulos e vai prepara esses profissionais para o processo de recebimento, manipulação e preparo adequado da merenda que é servida nas escolas estaduais”, explicou a nutricionista da Secretaria da Educação, Fernanda Brzezinski da Cunha.
Concluíram a formação os profissionais das escolas atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Goioerê, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Assis Chateaubriand, Loanda, Ibaiti, Pitanga, Wenceslau Braz, União da Vitória, Cianorte, Umuarama, Paranavaí, Jacarezinho, Ivaiporã, Cascavel, Londrina e Telêmaco Borba.
Nessa sexta-feira (17) será a vez das cozinheiras (os) das regionais de Foz do Iguaçu, Irati, Laranjeiras do Sul, Apucarana, Guarapuava e Cornélio Procópio concluírem o curso. Para os profissionais que atuam nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana a formação acontece entre15 de agosto e 16 de setembro. Os demais núcleos de educação devem ser atendidos no início do ano que vem.
NA PRÁTICA - Eliana Barbosa Machado, cozinheira do Colégio Estadual Professor Custódio Netto, de Telêmaco Borba, falou sobre a oportunidade de aliar o conhecimento adquirido ao longo dos anos com novas teorias. “Também serviu para trocarmos experiências e conversamos sobre os conteúdos do curso. Por tudo isso ,foi muito válido e vai acrescentar muito ao nosso trabalho”, disse Eliana.
Segundo a cozinheira Regina Lima do Nascimento, do Colégio Estadual Pacaembu, em Cascavel, no Oeste, o curso trouxe novos conhecimentos importantes para o cuidado com os alimentos que chegam à escola. “Foi importante porque recebemos todas as informações necessárias fazer o processo de recebimento e armazenamento dos alimentos corretamente”, disse.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS