Medidas em prol da eficiência dos Estados
precisam do apoio do setor produtivo

A afirmação foi feita pelo governador Beto Richa durante reunião promovida pelo Movimento Brasil Competitivo, em São Paulo. O encontro reuniu 15 governadores e lideranças do setor privado e discutiu formas de melhorar a eficiência da máquina pública
Publicação
25/11/2015 - 19:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governador Beto Richa defendeu nesta quarta-feira (25), durante reunião do Pacto pela Reforma do Estado, promovida pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em São Paulo, que a sociedade civil e o setor produtivo precisam apoiar as mudanças necessárias realizadas para ampliação da competitividade e da eficiência dos Estados. “Precisamos quebrar paradigmas de gestão pública ou os paradigmas vão quebrar os Estados”, afirmou Richa no encontro, que reuniu 15 governadores, secretários de estado e lideranças do setor privado e discutiu formas de melhorar a eficiência da máquina pública.
Os governadores falaram das dificuldades e foi posição comum entre eles o fato de que, em situação de crise econômica, os estados perdem arrecadação mas não podem, ao contrário das empresas, ajustar as rapidamente as despesas na mesma proporção, porque não podem enxugar seus quadros e nem deixar de atender a demanda da população, que é sempre crescente.
Neste contexto, Beto Richa ressaltou a importância do apoio às medidas tomadas pelos governos estaduais adotadas para ajustar as finanças públicas. Ele afirmou que quando um gestor público tem a coragem de fazer aquilo que a sociedade espera, é importante que haja manifestação de apoio, para que os políticos se sintam estimulados a seguir adiante.
Richa participou da reunião à convite do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho superior do MBC.
UNIÃO DE ESFORÇOS - O compromisso de trabalho em conjunto entre os governadores foi firmado durante o Congresso Brasil Competitivo, realizado pelo MBC em setembro deste ano em São Paulo. A iniciativa tem o propósito de mobilizar os setores privado e público para a melhoria da eficiência e aumento da produtividade no setor público.
Desde então, os governadores têm unido forças com o objetivo de construir uma pauta de consenso e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais. “A reunião de hoje é muito importante, por reunir o setor público e o privado em prol de um País melhor e da construção de uma agenda positiva para os Estados”, ressaltou o secretário do Planejamento do Paraná, Silvio Barros, que participou do encontro.
ÁREAS ESTRATÉGICAS - De acordo com Barros, nos últimos 60 dias representantes dos Estados realizaram uma série de reuniões técnicas para discutir ações de melhorias na gestão.
No encontro foi elaborado um documento contendo 48 ações, em 15 temas, para cinco áreas estratégicas dos Estados: planejamento, orçamento e governança para resultados; pessoas e força de trabalho; receitas e gastos públicos; contratos e aquisições, e instituições e responsabilidade. “O próximo passo é definir prioridades e ver o que será trabalhado primeiro”, afirmou.
ENCONTRAR SOLUÇÕES - O governador Beto Richa lembrou que em tempos de crise econômica, os Estados terão que encontrar soluções para ajustar suas contas. O Paraná tem realizado um trabalho com foco em melhorar o controle das despesas, dar mais eficiência à gestão e oferecer serviços de melhor qualidade à população. “Com a crise econômica, o Estado teve de refinar a gestão e fazer um profundo ajuste fiscal. Isso foi fundamental para assegurar que hoje, apesar da recessão, da inflação e do desemprego, o governo esteja operando no azul”.
Participaram da reunião os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Marconi Perillo (Goiás), Camilo Santana (Ceará), Paulo Câmara (Pernambuco), Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Paulo Hartung (Espírito Santo), Marcelo Miranda (Tocantins), Confúcio Moura (Rondonia), José Ivo Sartori ( Rio Grande do Sul), Ricardo Coutinho (Paraíba), Simão Jatene (Pará), Luis Fernando de Souza (Rio de Janeiro) e Fernando Pimentel (Minas Gerais).
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr 

GALERIA DE IMAGENS