Médicos e enfermeiros reforçam
atendimento à saúde no Litoral

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, enviou 12 médicos, cinco enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem para os sete municípios da região
Publicação
17/01/2012 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou o atendimento médico nas unidades de saúde do Litoral para a Operação Verão 2011/2012. Foram enviados 12 médicos, cinco enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem para os sete municípios da região. A contratação desses profissionais representa um acréscimo de 57 mil horas de plantões e um investimento de R$ 2,3 milhões.
A contratação é temporária e foi efetivada por processo junto à Fundação Universidade Federal do Paraná (Funpar). O médico Vinicius Filipak, coordenador da área de saúde na Operação Verão 2011-2012, explica que os novos profissionais foram enviados para unidades e plantões que necessitam de maior cobertura.
“O fluxo maior de turistas exige uma ampliação do atendimento médico e de enfermagem. Providenciamos esse reforço para que a população tenha um atendimento rápido, humano e sem necessidade de aguardar em filas”, afirma o coordenador.
MUNICÍPIOS – Para o município de Morretes foram enviados um médico e um enfermeiro. Para Antonina também foram um médico e um enfermeiro. Guaratuba recebeu dois médicos e um enfermeiro. Matinhos recebeu dois médicos e um enfermeiro e o município de Pontal do Paraná outros dois médicos e um enfermeiro.
Como as cidades de Paranaguá e Guaraqueçaba têm hospital estadual, foram encaminhados profissionais para as ilhas do Mel, Peças e Superagui. São quatro médicos e quatro técnicos em enfermagem para essas localidades.
O diretor da primeira Regional de Saúde, com sede em Paranaguá, José Renato Pinheiro, disse que o reforço irá tornar mais rápido o atendimento. Ele afirma que durante a temporada o número de atendimentos quase triplica. “A nossa grande preocupação é garantir à população um atendimento mais humano e profissional, organizando o fluxo de serviços”, disse ele.
De acordo com Pinheiro, outros dois médicos e um enfermeiro contratados pelo governo estão atuando na Central de Afogados e no resgate de helicóptero. “Esses profissionais foram treinados para atuar em situação de risco”, afirma.
ILHAS – O atendimento nas três principais ilhas do Litoral também foi reforçado pelo governo com o envio de profissionais da saúde. Para as ilhas de Superagui e das Peças foram enviados dois técnicos em enfermagem e dois médicos, que atendem nos finais de semana e feriados.
Para a Ilha do Mel foram dois médicos e dois técnicos em enfermagem, que se revezam com funcionários municipais para manter o atendimento 24horas em Nova Brasília e Encantadas. A assistente social Valéria Nunes Marques, turista do Mato Grosso do Sul que veio conhecer a Ilha do Mel, classificou o atendimento da unidade como ótimo e profissional.
Ela teve um problema de intoxicação alimentar e precisou ficar em observação pelo médico contratado pelo governo. “Foi ótimo, chegamos na hora do almoço e eles foram bem prestativos e me atenderam imediatamente”, disse a turista, que estava acompanhada do esposo. “Estávamos preocupados se teria médico na hora do almoço. Esse plantão traz segurança para a população”, afirmou Valéria.
A paciente foi atendida pelo médico Gutterry Nascimento, especialista em Família e Comunidade. “O reforço providenciado pelo governo é fundamental para garantir um suporte adequado”, disse o médico, que realiza uma média de 35 atendimentos por dia, a maior parte de casos de diarreia, vômito e acidentes.
Com a chegada do verão e a grande quantidade de turistas na ilha, o número de atendimentos médicos aumenta. A unidade de saúde da Ilha do Mel, em Nova Brasília, realizou mais de 324 consultas desde o início da Operação Verão, no dia 16 de dezembro de 2011. O posto opera com outras especialidades médicas, como pediatria, ginecologista e clínico geral.
MEDIDAS – O governo estadual investiu ainda em outras medidas para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde. Para o diretor da regional Paranaguá, José Renato Pinheiro, nunca o governo deu tanto suporte médico e material quanto para essa Operação Verão 2011/2012. Ele informou que, além do reforço médico, foram enviadas ainda oito novas ambulâncias, sendo uma com UTI, para os sete municípios litorâneos.
“Estamos dando o suporte para as unidades municipais oferecerem um melhor atendimento aos turistas e moradores. Outra ação foi ampliarmos a quantidade de medicamentos em 20% em relação aos anos anteriores”, disse Pinheiro.

GALERIA DE IMAGENS