Marinha abre navios de guerra para visitação pública

Quatro embarcações da Marinha do Brasil que participam da Operação Aspirantex-12 estarão abertas à visitação pública no Porto de Paranaguá neste sábado e domingo
Publicação
26/01/2012 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

A Marinha do Brasil e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina abrirão os portões do porto de Paranaguá neste fim de semana (28 e 29 de janeiro) para visitação pública de quatro navios de guerra que participarão de exercícios militares no mar paranaense. O público poderá conhecer as fragatas Niterói e Liberal, o navio-tanque Almirante Gastão Motta e a corveta Frontin, que pela primeira vez atracam ao mesmo tempo em Paranaguá, trazendo, além das tripulações, os aspirantes da Escola Naval.
De acordo com a Capitania dos Portos do Paraná, a visitação é gratuita e poderá ser feitadas 14h às 19h. Para ter acesso às embarcações é preciso dirigir-se ao portão de entrada do porto (Avenida Ayrton Senna, 161 – Paranaguá), portando um documento de identidade, com foto. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, documentados. Mais informações sobre a visita podem ser obtidas com a Capitania dos Portos do Paraná no telefone (41) 3422-3033.
EXERCÍCIOS MILITARES — Os navios integram a Operação Aspirantex-12, que vão participar de exercícios no mar de caráter estritamente militar, com a finalidade de aprimorar o treinamento e orientação dos aspirantes, bem como familiarizá-los com a vida no mar.
Durante a travessia, serão realizadas operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos, de guerra eletrônica, além de patrulha naval.
Além dos navios que atracarão no Porto de Paranaguá, a Operação “Aspirantex” envolve os seguintes meios: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Sabóia”; Fragata “Greenhalgh”; Corveta “Barroso e duas aeronaves “Super Lynx“ e uma aeronave “Esquilo”. No decorrer da Operação, haverá, ainda, em apoio aos exercícios, a participação do Submarino “Tamoio”; Submarino “Timbira”; Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, do Comando do 5º Distrito Naval; Navio Patrulha “Gurupá”, do Comando do 1º Distrito Naval e aeronaves da Força Aérea Brasileira.

GALERIA DE IMAGENS