A 57ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs) terminou nesta terça-feira (25) em Ponta Grossa. A cidade de Maringá dominou o quadro de medalhas, levando o título de campeã geral, que ficou com a Unicesumar, seguida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na terceira posição.
Foram sete dias de competições que premiaram os melhores atletas do Estado e definiram, em 13 modalidades, os representantes paranaenses na fase nacional, os Jogos Universitários Brasileiros, que acontecem em Goiânia entre 18 e 29 de outubro. Os jogos são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, em conjunto com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Nesta edição, contou com o apoio da UEPG e da Prefeitura de Ponta Grossa.
Quase 2 mil atletas competiram nos Campos Gerais, representando 20 instituições de ensino superior, públicas e privadas. As disputas foram na UEPG que, além dos atletas, recebeu em alojamentos e no restaurante oficial do evento técnicos, arbitragem, dirigentes e organizadores da Federação Paranaense de Desportos Universitários e da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. “O esporte é um instrumento de integração e união e os resultados conquistados em Ponta Grossa vão refletir o trabalho realizado no Paraná, tanto no esporte quanto na educação", afirmou o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.
PAIXÃO PELO ESPORTE - Participar de competições esportivas como acadêmico sempre é um desafio. Entre provas e trabalhos, é preciso achar tempo para treinar, além de encontrar um horário acessível para todos, já que os times são formados por estudantes de diferentes cursos em turnos aleatórios.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), permitiu, através da Associação Atlética, que os atletas se organizassem por conta própria para participar da competição. Com 150 atletas inscritos, os representantes de Londrina venderam rifas e promoveram ações para pagar os custos dos uniformes e do transporte. “Os JUPs são muito importantes para nós, fazemos isso por amor”, destacou Vinicius Reis, diretor da Atlética e um dos responsáveis pela delegação.
Isabelle Bitar, campeã no vôlei pela UniBrasil, demonstrou a alegria com a conquista do título. “Vou voltar para Curitiba com a medalha de ouro na mão e um sorriso estampado no rosto”. A paixão pela modalidade vem de longa data e segue com ela na vida acadêmica. Isabelle já foi bolsista do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020), o maior programa de incentivo ao esporte em nível estadual do Brasil, idealizado pelo Governo do Paraná e atualmente em sua 6ª edição. “Esse programa é sensacional. A gente sabe que muitos atletas não têm como se manter e essa ajuda proporciona a tentativa de algo a mais, de pensar no esporte como futuro”, completou.