Manobra da Sanepar permitirá conclusão de obra do viaduto

Para continuidade das obras de duplicação da rodovia entre Pinhais e Piraquara a Sanepar fará manobra das redes que passam por baixo da via. Haverá interrompimento no fornecimento de água sábado (23), a partir das 11h, em bairros de Curitiba, Pinhais e Colombo.
Publicação
22/09/2017 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Para a continuidade das obras de duplicação da rodovia entre Pinhais e Piraquara será necessário fazer a manobra das redes que passam por baixo da via. Para isso, a Sanepar precisará interromper o fornecimento de água neste sábado (23), a partir das 11h, em diversos bairros de Curitiba, Pinhais e Colombo.

A reestruturação da rede de abastecimento no entorno do empreendimento já estava prevista desde o início do projeto construtivo, em 2013. O desvio de alguns pontos é necessário para liberar áreas de fundação do viaduto que coincidem com o caminho da rede antiga. “Para fazer o recorte e a conexão entre o trecho original e a nova rede, precisamos paralisar temporariamente a passagem da água pela tubulação”, diz o engenheiro da Sanepar, Fabian Monteiro.

Após a conclusão do serviço, uma equipe da Companhia especializada em Qualidade “lava” a tubulação por dentro, até a água que passa por ali apresentar os mesmos índices de pureza de quando saiu da estação de tratamento. “Essa limpeza é feita em todo o trecho reformado. Estando tudo limpo, a alimentação da rede é feita de forma gradativa para que a pressão da água não traga riscos de rompimento”, afirma Fabian.

A normalização do abastecimento está prevista para a tarde deste domingo (24). Imóveis que têm caixa-d’água, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), não devem ser afetados. Mas é importante usar a água de forma racional. Recomendação que Giulia Machado, moradora da região de obras, pratica muito bem. “Tem que economizar. Quando a gente vê que o abastecimento está parando, a gente já guarda um pouco de água para cozinhar, para higiene”.

Outro adepto do uso consciente da água é Alex Souza, morador e trabalhador da região há mais de 15 anos. Com dois imóveis integrados no mesmo terreno, ele procura manter um bom nível de reserva na casa, já que a segunda edificação não tem caixa-d’água. “Quando a gente sabe que vai faltar água com certa antecedência, a gente já se programa para fazer um uso mais regrado da água: evita lavar a louça, espera para lavar a roupa num outro dia. Mas a gente sabe que o transtorno é temporário e o benefício é permanente”.

CONFIRA A LISTA DE BAIRROS AFETADOS:

CURITIBA- Bairro Alto, Tarumã, Capão da Imbuia, Atuba, Bacacheri, Jardim Social, Barreirinha, Santa Cândida, Tingui, Ahú, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, São Lourenço e Juvevê.

PINHAIS - Weissópolis, Vargem Grande 1 e 2, Palmital 1 e 2, Rural, Vila Amélia 2, Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1 e 2, Centro 1 e 2, Estância Pinhais 1 e 2 e Sete Vilas.

COLOMBO - Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi, Maracanã, Guarani, Monza, Atuba, Rio Pequeno, Campo Pequeno, São Gabriel, Osasco, Roça Grande, São Gabriel e Curitibano.

 

GALERIA DE IMAGENS