Mais de 500 jovens participam de audiência pública em Irati

Publicação
13/09/2013 - 18:36
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado (AEJ) reuniu quinta-feira (12) mais de 500 jovens da região em Irati, na região Centro Sul do estado, com representantes de 13 municípios para quarta Audiência Pública Estadual da Juventude, no auditório da Unicentro.
O assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, abriu a audiência falando sobre este importante canal que o Governo do Estado está dando aos jovens para ouvir suas sugestões e revindicações, incentivando o protagonismo juvenil. Durante a audiência os jovens fizeram muitas perguntas, principalmente na área de educação e segurança. Que foram respondidas e debatidas durante a audiência.
Para uma plateia de universitários, secundaristas e representantes de movimentos jovens, o coordenador de Relações Institucionais da AEJ, Jeulliano Pedroso, fez a apresentação do Estatuto da Juventude, políticas públicas para juventude e a função da AEJ para articulação dos programas voltados para os jovens no Paraná.
A Assessoria Especial da Juventude (AEJ), criada em fevereiro de 2013 para trabalhar com jovens paranaenses de 15 a 29 anos, tem o objetivo de elaborar e propor a Política Estadual da Juventude, articulada com outras secretarias e órgãos do Estado. “Trabalhamos para levar aos jovens a proposta do governador Beto Richa de atender todos os municípios do Paraná. Quando investimos em municípios pequenos, também reduzimos a pressão sobre os maiores”, afirmou Edson Lau Filho.
Para o jovem Luan Pedroso, estudante do município de Irati, “a audiência foi importante, pois o jovem não tem espaço para debater entre os jovens e não pode expor sua realidade. Deve haver mais possibilidade para interação do jovem”.
Segundo Cristinane Gordi, universitária, foi bem interessante o governo dar a oportunidade aos jovens para opinarem, criticar e ver as ideias. Além de ouvir, eles devem colocar em pratica, isso deve ocorrer todos os anos”.
Para Cristian Rafael Duda, estudante do município de Inácio Martins, “foi interessante, pois todos os jovens aqui presentes puderam dar sua opinião, dizer o que acham do governo e ouvir respostas na hora. Foi bem bolado”.
Durante a audiência os jovens assistiram apresentações artísticas da Banda Desvio de Conduta de Imbituva e do grupo Dança Molika de Rio Azul. Também participaram da audiência os vereadores jovens Emiliano Gomes de Irati e André Piskorz de Rebouças além de representantes de secretarias estaduais e municipais da região. A AEJ vai promover outras audiências públicas este ano. A próxima será em Araucária no mês de outubro. Os jovens têm vários canais de comunicação diretos com a AEJ para tirar dúvidas e dar sugestões como o Território da Juventude (www.juventude.pr.gov.br) e nas redes sociais através do Facebook (facebook.com/aejpr) e do twitter (twitter.com/aejpr).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e  www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS