Mais de 18 mil
participam do PSS
da UEPG no domingo

As provas serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama
Publicação
20/11/2015 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

Mais de 18,7 mil candidatos participam do Processo Seletivo Seriado (PSS 2015), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), neste domingo (22). As provas serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Os portões serão abertos às 13h30, com fechamento às 14h30. Com quatro horas de duração, as provas iniciam às 15 horas.
A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso no ensino superior. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III) o estudante opta por um dos 38 cursos ofertados pela instituição.
As 499 vagas ofertadas este ano correspondem a 25% do total de vagas para ingresso nos cursos de graduação da UEPG, anualmente.
A primeira etapa do processo (PSS I) registra a participação de 9.019 candidatos; a segunda etapa (PSS II), 6.365 concorrentes; e a terceira fase (PSS III), 3.379 inscritos, totalizando 18.763 candidatos. Os 3.379 candidatos da terceira etapa concorrem a 499 vagas, distribuídas em 38 cursos. Medicina tem a maior concorrência. São 322 inscritos para 10 vagas. A proporção é de 32 candidatos por vaga. Em seguida aparece o curso de Engenharia Civil, com 272 inscritos na disputa por 13 vagas (20,92/vaga).
Confira a proporção candidato vaga em www.cps.uepg.br/pss.
ACESSO - Para o acesso aos locais de provas, os candidatos devem ficar atentos à documentação necessária. Há diferenças na documentação exigida em cada uma das fases. No PSS I (1ª série), os candidatos devem apresentar ficha de inscrição sem foto. Nessa fase, ainda se aceita que o candidato não possua documento oficial de identificação. Porém, no local em que deveria colar a fotocópia do seu documento deverá constar o carimbo do colégio em que o candidato está matriculado.
Para o PSS II (2ª série), para o acesso ao local de prova, será exigida a apresentação da ficha de inscrição, sem foto e com a fotocópia do documento oficial de identificação colada, mais o original do documento de identificação. Já no PSS III (3ª série) o candidato deverá apresentar ficha de inscrição, com foto e fotocópia do documento de identificação, mais o original do documento.
Entre os documentos oficiais de identificação com foto, são aceitos a cédulas de identidade, emitidas por Secretaria Estadual de Segurança Pública, Forças Armadas ou Polícia Militar; Carteira de Trabalho emitida pelo Ministério do Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação; ou Passaporte válido.
No caso da fotocópia, que deve ser colada nas fichas de inscrições do PSS II e III, não será aceita fotocópia de má qualidade (que não permita a identificação do candidato por meio da assinatura e da foto). Também não será aceita fotocópia de documento em que, no lugar da assinatura do portador, conste a expressão “não alfabetizado”.
O candidato que recentemente tiver extraviado, furtado ou roubado os documentos indicados nos manuais do candidato, somente terá acesso às salas de provas mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial (BO) original com registro circunstanciado da ocorrência. No dia da prova, o candidato deverá apresentar também uma fotocópia do BO correspondente, que será retida por ocasião da identificação dos candidatos, para uso posterior da CPS. Nas três etapas do processo, as fichas de inscrição ficam retidas pelos fiscais de sala, no momento da identificação dos candidatos.
Consulte o ensalamento cps.uepg.br/pss/documentos/2015/Ensalamento_1Coluna-Internet.pdf
PROVAS - Desde 2014, as provas do PSS I passaram a ter o sistema de somatório, tal como os PSS II e PSS III. São 60 questões, valendo 900 pontos. A redação vale 100 pontos, cobrando os gêneros textuais ‘comentários em blog’, ‘crônicas jornalísticas’, ‘narração escolar’ e ‘relato autobiográfico’. Na disciplina de Literatura, serão cobradas as leituras das obras “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa; e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga.
No PSS II as provas objetivas têm 60 questões (900). Na redação (100 pontos), os candidatos deverão atender a gêneros textuais como ‘carta do leitor’, ‘notícia’, ‘texto de opinião dissertativo-argumentativo’ e ‘resumo’. Para a prova de Literatura, exige-se as leituras de “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo; e “O Alienista”, de Machado de Assis.
Já no PSS III (50 questões, somatório, valor máximo de 900 pontos), na disciplina de Literatura as obras exigidas são “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela. Na prova de redação (100 pontos), os candidatos deverão atender aos gêneros ‘carta de reclamação’, ‘carta resposta à reclamação’, ‘texto de opinião dissertativo-argumentativo’, ‘notícia’ e ‘resumo’.
Assista AQUI ao vídeo sobre as questões de somatário e sistema de pontuação
Para a realização da prova será permitido, apenas, o uso de caneta esferográfica escrita grossa, com tinta azul-escura ou preta, de material transparente. Será excluído do processo o candidato que comunicar-se com outro, verbalmente, por escrito, ou por sinais; que consultar livros; utilizar calculadora ou dispositivo eletrônico de comunicação ou similares; ou ainda for apanhado em flagrante na tentativa de burlar a prova, por qualquer meio.
Todas essas orientações aos candidatos são detalhadas nos manuais do candidato do PSS I, PSS II e PSS III, disponíveis na página do PSS 2015 (www.cps.uepg.br/pss).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS