O Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, maior estrutura pública da capital paranaense para atividades físicas, foi reinaugurado nesta sexta-feira (9). A unidade, localizada na Praça Oswaldo Cruz, no centro da capital, passou por obra de revitalização que começou em fevereiro de 2015. O governador Beto Richa participou da inauguração, junto com o prefeito Rafael Greca.
“Vim acompanhar a inauguração deste espaço, aguardada por muita gente, inclusive por mim, que já frequentei muito essa praça para prática esportiva. O espaço foi revitalizado e está belíssimo, com certeza será muito bem utilizado pelos usuários da região”, disse o governador. A expectativa é que sejam atendidas aproximadamente 2.200 pessoas por mês na unidade.
Com investimentos de R$ 3,9 milhões, o espaço conta agora com piscina externa coberta e aquecida, uma antiga solicitação dos usuários do centro esportivo. “Isso é importante em uma cidade como Curitiba, onde chove muito. As pessoas poderão usar a piscina mesmo em dias de chuva e frio”, disse Greca. “O espaço é um centro de cultura e lazer no coração de Curitiba”, lembrou o prefeito.
Também foi construída uma nova cobertura para o ginásio esportivo com uma tecnologia especial, com mais durabilidade e resistência. Foi colocado novo piso de madeira na quadra, adequado à prática esportiva, vestiários, banheiros e salas de dança e musculação.
AULAS – O secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, disse que cerca de 1.200 pessoas estão matriculadas atualmente nas atividades ofertadas na praça. “A ideia é que a partir dos próximos meses mais modalidades esportivas sejam oferecidas. Com isso, poderemos atingir o limite máximo do espaço que é 3 mil pessoas inscritas nas atividades”, afirmou o secretário.
O esgrimista e atleta do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP),Athos Schwantes, comemorou a inauguração de mais um espaço esportivo na cidade. “Eu utilizei muito espaço, meus treinamentos foram feitos aqui. Esse é um presente que Curitiba recebe, um incentivo para a prática esportiva”, disse o atleta.
O capoeirista mestre Dea, que trabalha com crianças em vulnerabilidade social há mais de 30 anos, também elogiou a recuperação do espaço. “Ficou maravilhoso. É um espaço que abre oportunidade para que mais jovens e crianças tenham acesso a atividades esportivas, evitando que fiquem nas ruas. Isso contribui com o trabalho social”, disse ele.
PRESENÇAS- Participaram da reinauguração a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário da Juventude, Edson Lau; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; secretários municipais; lideranças e atletas.