O ensino da disciplina de Filosofia na rede pública estadual ganhou um reforço elaborado por um professor do Paraná. Fabio Antônio Gabriel, professor no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), lançou a obra “A Aula de Filosofia Enquanto Experiência Filosófica”.
O livro é resultado da tese de mestrado defendida pelo servidor na Escola de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A publicação, lançada no início de novembro, aborda a temática do ensino da Filosofia por meio de experiências práticas do cotidiano que envolvem conceitos filosóficos. “Por experiência filosófica entendo um tipo de compreensão se ensino de Filosofia em que se distancia do mero enciclopedismo mostrando para os alunos experiências práticas que facilitam o aprendizado da disciplina”, diz Fábio.
A obra de 341 páginas foi dividida em três capítulos subdivididos a partir de uma pesquisa desenvolvida pelo autor com professores da disciplina de Filosofia e alunos na disciplina das escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho.
O livro tem como embasamento teórico os estudos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), nela o autor problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja centrado no “enciclopedismo”, mas numa experiência filosófica real para o estudante do ensino médio. “O problema norteador com a pesquisa organizada no livro pretende responder como o professor de Filosofia entende o seu ensino e de que maneira contribui para a experiência filosófica do estudante do ensino médio deduzir valores, avaliá-los e também criar conceitos”, afirmou.
A pesquisa foi elaborada com 340 questionários e quatro entrevistas, nas quais o autor observou o conhecimento dos profissionais de educação sobre a importância das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia no Paraná e a relevância da Filosofia para a formação dos alunos.
“A palavra “experiência”, como destacada no livro, é condutora das buscas do autor para fundamentar a formação do professor como meio de se educar os alunos e ressaltar a importância da Filosofia no Ensino Médio”, explicou o autor. “O livro é um subsídio para professores de Filosofia que desejem aprofundar estudos sobre a aula como criação conceitual que é a proposta das diretrizes curriculares de filosofia do Paraná”, acrescentou.
PERFIL - Fábio possui licenciatura em Filosofia, bacharelado em Teologia e especialização em Ética e mestrado em Educação. É doutorando em Educação. Gabriel é autor, coautor e organizador de cinco livros na área de filosofia e educação, além de outros 5 em temáticas interdisciplinares.